Experiência de prática em estágio docência no CCE de Tópicos Avançados em Sustentabilidade - TAS

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Alison Lopes da Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani

Resumo

A extensão universitária promove a interação entre instituições de ensino superior e setores da sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. A prática extensionista permite a aplicação prática do conhecimento científico adquirido, promovendo a cidadania, ética e desenvolvimento integral dos estudantes (LINS; LIRA; CARNAÚBA, 2022). O estágio de docência, por sua vez, fortalece a formação docente dos estudantes de pós-graduação e a articulação com os estudantes da graduação (CONTE; GUTIERRE, 2022). Quanto ocorre em componentes curriculares de extensão (CCE), o estágio docência se torna ainda mais enriquecedor, conectando os estudantes, os estagiários em docência e a sociedade. Na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE), o CCE de Tópicos Avançados em Sustentabilidade (TAS) capacita estudantes de engenharia civil no entendimento dos conceitos relacionados a sustentabilidade aplicada às construções, incentivando a leitura da realidade local para proposição de melhorias para as necessidades presentes através de ações de ensino, pesquisa e extensão. Ofertado para o mestrado e a graduação da instituição, o CCE de TAS também oportuniza a prática do estágio docência para os estudantes de mestrado. O presente resumo tem como objetivo descrever a vivência e a experiência adquirida na prática de estágio docência no CCE de TAS do semestre de 2022.2 da graduação e 2023.1 do mestrado em engenharia civil, entre dezembro de 2022 e abril de 2023. O estágio foi realizado por meio da atualização do plano de ensino do CCE e das apresentações de aulas, auxílio no planejamento da programação das mesmas, exposição do conteúdo relacionado à disciplina através de aulas ministradas, suporte aos discentes no desenvolvimento das atividades de extensão, ensino e pesquisa, e auxílio na avaliação das atividades. Os encontros ocorreram presencialmente, exceto quando houve limitações físicas decorrentes de eventos naturais na região, momento em que foram adotados encontros virtuais. Para atualizar o plano de ensino de TAS e adequá-lo ao novo padrão da instituição, foi realizada uma análise crítica do conteúdo programático em conjunto com o supervisor, a fim de atualizar as referências-base. Em seguida, o plano de aula foi reformulado para atender ao padrão solicitado e posteriormente distribuído aos estudantes em sala de aula. Durante a atualização das apresentações, foi possível aprender com a organização do conteúdo das aulas, adaptando-o ao contexto atual e inserindo novas referências. A plataforma Google Classroom foi utilizada para concentrar o conteúdo apresentado em aula, referências, avisos, atividades e feedbacks. A atualização do conteúdo foi uma das atividades do estágio em docência. Essa experiência ressaltou a importância do planejamento de todas as atividades e da programação das aulas, exigindo pontualidade e um contato próximo com os discentes. As práticas de docência foram desenvolvidas por meio de aulas ministradas com um contrato de convivência e uma aula sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos na construção civil. Essa última foi uma oportunidade para adquirir experiência no estudo do assunto a ser transmitido, desenvolver a apresentação e receber sugestões de melhoria do supervisor e de uma convidada da área. Outra atuação durante o estágio docência foi a assistência aos discentes nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão. Na dimensão de ensino, avaliou-se, juntamente com o supervisor, as aulas ministradas pelos estudantes durante a Sala de Aula Invertida, uma metodologia ativa de ensino. Foram avaliados o desempenho dos discentes no planejamento, apresentação do conteúdo e avaliação da retenção desse conteúdo pelos colegas. Na dimensão de extensão, foram elaboradas com os alunos as propostas do programa DESS@POLI 2023, aprovado com fomento pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e o projeto CCE@DESS, aprovado com bolsa pela Coordenação Setorial de Extensão e Cultura (CSEC). Além disso, foram realizados o Concurso de Vídeos 2023, com participação de estudantes da POLI/UPE e outras instituições, e o Fórum DESS 2023, com convidados internos e externos, contando com a participação de professores de instituições internacionais. Essas ações permitiram o desenvolvimento de habilidades de comunicação, inclusive em inglês, coordenação e organização de eventos durante o estágio docência, além de criação de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais. Na dimensão de pesquisa, foi prestada assistência durante o desenvolvimento de dois projetos de pesquisa de discentes, realizando revisões e orientações. Ao final do conteúdo programado, as notas foram compiladas e repassadas aos discentes na aula final, juntamente com o feedback sobre a experiência no CCE de TAS. A realização do estágio docência no CCE de TAS proporcionou a aquisição de novas experiências e habilidades nas etapas de planejamento, execução e encerramento do componente. Foi possível compreender a importância da estruturação, organização e programação de uma disciplina, bem como a relação entre discente e docente ao longo de todo o processo. O estágio também contribuiu para o aprimoramento de habilidades acadêmicas e interpessoais, ao mesmo tempo em que proporcionou uma ampliação da rede de contatos para colaborações futuras. Todos esses resultados evidenciam quão benéfica e enriquecedora é a prática do estágio docência para o estudante de mestrado e sua formação.

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Seção
Engenharia Civil