Monitoria de Introdução à Programação: Um Laboratório Permanente de Aprendizagem Baseada em Problemas

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Heitor Araújo Nunes
Antonio Mendes da Silva Filho

Resumo

A programação faz parte do dia a dia das pessoas, mesmo que estas não a percebam. Todo dia, antes de ir ao trabalho, escola, universidade, o indivíduo pensa (raciocina) e realiza tarefas em determinada sequência. O computador, por sua vez, não é diferente, ele é programado por um ser humano a fim de realizar uma série de rotinas para atingir determinado objetivo. A programação surge como um meio de atingir tal fim, afinal, há processos que são humanamente muito demorados e que são resolvidos em poucos segundos com o auxílio computacional. As aplicações da programação são as mais variadas, abrangendo desde o acesso a uma conta bancária ao reconhecimento facial ou ainda à estruturação de jogos ou plataformas de comunicação. Neste contexto, a monitoria de Introdução à Programação surge com o objetivo de proporcionar um auxílio aos estudantes desta disciplina, a fim de desenvolver suas habilidades de raciocínio lógico através da programação com apoio de material didático, aulas expositivas, práticas em laboratório e uso de ambiente virtual e também metodologias ativas. A atividade de monitoria busca estruturar o conteúdo da disciplina de acordo com a ementa e aprimorar técnicas de ensino no decorrer deste projeto, visando aprimorar o desempenho dos estudantes. Durante essa atividade, o monitor fica responsável por auxiliar o professor em sala de aula, seja tirando dúvidas ou resolvendo exercícios; revisando o conteúdo em momentos extraclasse com os alunos; e desenvolvendo, junto ao docente, material teórico e exercícios. Tudo isso tem como objetivo: desenvolver habilidades e estimular criatividade dos estudantes, permitir um aprendizado mais descontraído com a disciplina, servir de apoio para quem tem dificuldades, além de proporcionar aos alunos mais desenvoltos a chance de aprimorarem ainda mais seus potenciais. Esse projeto ainda permite que haja uma ação cooperativa entre professor e monitores, possibilita ao monitor rever assuntos vistos anteriormente, porém com o enfoque da docência, busca formar futuros monitores e incentivar os estudantes a buscarem a excelência. Até o presente momento, tem-se observado que os estudantes, no geral, têm se familiarizado cada vez mais com a linguagem de programação e desenvolvido problemas mais complexos e com menos erros. É perceptível também o destaque de parte dos estudantes que têm atingido a excelência. Em termos quantitativos, observou-se que a média das notas dos estudantes que fizeram o 1º EE (turmas CM, EM e TM) (118 alunos) foi de 5,67, por outro lado, a média dos alunos que compareceram à monitoria extraclasse pelo menos uma vez (35 alunos) foi de 6,27. Por fim, se for considerado apenas os estudantes assíduos (4 ou mais presenças) nas monitorias extraclasse (11 alunos), a média sobe para 6,64, o que evidencia a importância das monitorias no desempenho dos estudantes. É esperado que os resultados sejam ainda melhores no 2º EE. Assim, o programa de monitoria em Introdução à Programação é um laboratório permanente de aprendizagem baseada em problemas que visa o crescimento dos estudantes envolvidos na disciplina, preparando-os para terem não só excelentes resultados na respectiva disciplina, mas também que eles estejam aptos para solucionar desafios usando o raciocínio lógico e a programação em variadas situações do cotidiano.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)