Avaliação sobre a importância das bibliotecas nos resultados acadêmicos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jurany Freitas Melro Travassos
Carlos Henrique Augusto de Lira
Bruno Maia Oliveira
Marcílio André Felix Feitosa

Resumo

Existe um grande déficit, no âmbito da POLI, de indicativos de como a disponibilização de periódicos científicos, na biblioteca, influenciam na produção científica dos pesquisadores. A pesquisa foi fundamentada em questionários, enviados por meio eletrônico e por entrevistas feitas com os pesquisadores da POLI, que têm comprovadas publicações. Foi obtido um número de respostas que garantissem uma margem de erro de mais ou menos 5%, com uma confiabilidade de 90%. Em paralelo, foi pesquisado no site da CAPES sobre a importância dos periódicos científicos, para melhor avaliar as respostas dos pesquisadores. Foram feitas comparações entre a qualidade e importância de periódicos nacionais e internacionais relacionando-os. Aborda-se, além disso, um comparativo entre a preferência por periódicos impressos ou digitais, pelos diversos pesquisadores, apresentando as suas vantagens e desvantagens. Finalmente, dados da pesquisa com a importância das publicações nos periódicos científicos, e a facilitação do seu acesso, para a disseminação das informações e resultados obtidos no Brasil, para a comunidade acadêmica, científica e a sociedade, de um modo geral. A metodologia foi concentrada em abordar a situação atual da disponibilização de periódicos na biblioteca [1] e propor alternativas ao cenário de escassez na divulgação e facilitação de acesso dos pesquisadores aos periódicos, tanto na modalidade nacional quanto na internacional, dando ênfase a importância da avaliação do QUALIS [2], chamando a atenção para o problema da defasagem de informações científicas para graduandos, em especial, para ter como base em suas atividades acadêmicas. A pesquisa, também, foi centrada em dados estatísticos e na coleta de opiniões de professores doutores da Escola e, com isso, fortalecer os objetivos de mostrar a relação dos mesmos com o acervo da POLI, exibindo os dados em forma de gráficos percentuais e figuras. Foram discutidas reflexões e possíveis soluções, apontando e justificando o porquê de tais resultados relacionando-os ao atual panorama da POLI. Grandes dificuldades foram encontradas para obter respostas aos questionários em razão de erros cadastrais dos docentes e demora nas respostas, fatos que atrasaram o trabalho. Expressivos 92,9% dos pesquisados, vincula a importância para referências bibliográficas; enquanto que 39,3% entendem ajudar em pesquisas inéditas. De acordo com a pesquisa, 78,6% dos entrevistados diz que os periódicos são disponibilizados pela CAPES; 46,4% pela UPE e 21,4% obtém por conta própria. Além disso, 100% dos professores preferem online e, 14,3%, também impresso. No que se refere a biblioteca da POLI, apenas 7,1% a frequentam. Finalizando, nas respostas discursivas foram detectadas sugestões e críticas, tais como: falta de informações sobre o acervo da POLI e indisponibilidade desses conteúdos para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)
Biografia do Autor

Jurany Freitas Melro Travassos, Universidade de Pernambuco

Departamento de Engenharia Elétrica, Ciências Exatas

Carlos Henrique Augusto de Lira, Universidade de Pernambuco

Departamento de Engenharia Eletrônica, Ciências Exatas

Bruno Maia Oliveira, Universidade de Pernambuco

Departamento de Engenharia Elétrica, Ciências Exatas

Marcílio André Felix Feitosa, Universidade de Pernambuco

Departamento de Engenharia da Computação, Ciências Exatas

Referências

[1] BORGES, C.A. A importância dos periódicos de acesso aberto para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2010. Disponível em http://eprints.rclis.org/14653/. Acesso em 13/10/2016.

[2] TENOPIR, C.; KING, D.W. A importância dos periódicos para o trabalho científicos. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 25, n.1, p. 15-26, 2001.