Avaliação sobre a importância das bibliotecas nos resultados acadêmicos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Existe um grande déficit, no âmbito da POLI, de indicativos de como a disponibilização de periódicos científicos, na biblioteca, influenciam na produção científica dos pesquisadores. A pesquisa foi fundamentada em questionários, enviados por meio eletrônico e por entrevistas feitas com os pesquisadores da POLI, que têm comprovadas publicações. Foi obtido um número de respostas que garantissem uma margem de erro de mais ou menos 5%, com uma confiabilidade de 90%. Em paralelo, foi pesquisado no site da CAPES sobre a importância dos periódicos científicos, para melhor avaliar as respostas dos pesquisadores. Foram feitas comparações entre a qualidade e importância de periódicos nacionais e internacionais relacionando-os. Aborda-se, além disso, um comparativo entre a preferência por periódicos impressos ou digitais, pelos diversos pesquisadores, apresentando as suas vantagens e desvantagens. Finalmente, dados da pesquisa com a importância das publicações nos periódicos científicos, e a facilitação do seu acesso, para a disseminação das informações e resultados obtidos no Brasil, para a comunidade acadêmica, científica e a sociedade, de um modo geral. A metodologia foi concentrada em abordar a situação atual da disponibilização de periódicos na biblioteca [1] e propor alternativas ao cenário de escassez na divulgação e facilitação de acesso dos pesquisadores aos periódicos, tanto na modalidade nacional quanto na internacional, dando ênfase a importância da avaliação do QUALIS [2], chamando a atenção para o problema da defasagem de informações científicas para graduandos, em especial, para ter como base em suas atividades acadêmicas. A pesquisa, também, foi centrada em dados estatísticos e na coleta de opiniões de professores doutores da Escola e, com isso, fortalecer os objetivos de mostrar a relação dos mesmos com o acervo da POLI, exibindo os dados em forma de gráficos percentuais e figuras. Foram discutidas reflexões e possíveis soluções, apontando e justificando o porquê de tais resultados relacionando-os ao atual panorama da POLI. Grandes dificuldades foram encontradas para obter respostas aos questionários em razão de erros cadastrais dos docentes e demora nas respostas, fatos que atrasaram o trabalho. Expressivos 92,9% dos pesquisados, vincula a importância para referências bibliográficas; enquanto que 39,3% entendem ajudar em pesquisas inéditas. De acordo com a pesquisa, 78,6% dos entrevistados diz que os periódicos são disponibilizados pela CAPES; 46,4% pela UPE e 21,4% obtém por conta própria. Além disso, 100% dos professores preferem online e, 14,3%, também impresso. No que se refere a biblioteca da POLI, apenas 7,1% a frequentam. Finalizando, nas respostas discursivas foram detectadas sugestões e críticas, tais como: falta de informações sobre o acervo da POLI e indisponibilidade desses conteúdos para os alunos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)
Referências
[1] BORGES, C.A. A importância dos periódicos de acesso aberto para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2010. Disponível em http://eprints.rclis.org/14653/. Acesso em 13/10/2016.
[2] TENOPIR, C.; KING, D.W. A importância dos periódicos para o trabalho científicos. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 25, n.1, p. 15-26, 2001.
[2] TENOPIR, C.; KING, D.W. A importância dos periódicos para o trabalho científicos. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 25, n.1, p. 15-26, 2001.