Aplicando Estilos de Aprendizagem e PBL no Ensino da Engenharia de Requisitos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mariana Xavier Pereira
Maria Lencastre P. de Menezes Cruz

Resumo

A engenharia de software é um processo complexo e abstrato e por isso difícil de se ensinar e de aprender (ABKE et al., 2013, p.1). A disciplina de engenharia de requisitos (ER) é o elemento central da engenharia de software e com isso também detém os mesmos obstáculos. De forma geral, os alunos possuem dificuldade de ter um entendimento dos conceitos e da prática da disciplina de ER (PEIXOTO et al., 2011, p.1). Para uma aprendizagem significativa é necessário que haja a conexão da teoria com a prática em sala de aula (NASCIMENTO, E.; NASCIMENTO, S.; FERREIRA , 2007, p.16). Essa vivência demanda que as práticas sejam expostas aos aprendizes, e que os próprios estudantes tenham conhecimento sobre as suas próprias estratégias de aprendizagem e as utilizem durante a aquisição do conhecimento. As estratégias de aprendizagem podem ser representadas por modelos de estilos de aprendizagem, os quais propiciam aos alunos a descoberta de suas preferências em relação à forma de aquisição do conhecimento, e ao professor a possibilidade de criação de materiais e práticas pedagógicas mais adequadas (VALASKI; MALUCELLI; REINEHR, 2011, p.1). Ao mesmo tempo,PBL (Problem Based Learning) vem sendo utilizada há mais de 40 anos como uma forma eficiente de promover a prática em sala de aula. A hipótese de pesquisa tratada neste projeto é avaliar se a utilização de estilos de aprendizagem, atrelada ao ensino com PBL na disciplina de ER, é capaz de auxiliar no aprendizado dos alunos na matéria. A metodologia de trabalho engloba uma revisão sistemática sobre o ensino da disciplina de ER, uma revisão da literatura sobre estilos de aprendizagem, a construção do questionário de identificação do perfil de aprendizagem e a construção e aplicação de uma proposta de organização da disciplina. Como resultados da pesquisa se espera ter: o levantamento da literatura sobre a prática do ensino e aprendizagem de ER e suas dificuldades; o levantamento da literatura sobre estilos de aprendizagem; a definição de um conjunto de objetos de aprendizagem e práticas pedagógicas para cada um dos perfis de aprendizagem dos alunos; a estruturação da disciplina com o uso do PBL e o resultado da sua aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas

Referências

[1] ABKE, Jörg et al. A new approach to collaborative learning in software engineering focussed on embedded systems. In: Interactive Collaborative Learning (ICL), 2013 International Conference on. IEEE, 2013. p. 610-616.
[2] PEIXOTO, Daniela CC et al. An overview of the main design characteristics of simulation games in Software Engineering education. In: 2011 24th IEEE-CS Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T). IEEE, 2011. p. 101-110.
[3] VALASKI, Joselaine; MALUCELLI, Andreia; REINEHR, Sheila. Revisão dos modelos de estilos de aprendizagem aplicados à adaptação e personalização dos materiais de aprendizagem. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2011.
[4 ] NASCIMENTO, Eide; NASCIMENTO, Solange; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. Ensino universitário: estratégias e metodologias para a aprendizagem. Centro de Educação, UFPE. Trabalho de Conclusão de Curso.(Graduação em Pedagogia)-Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Orientador: Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, 2007.