A experiência prática de um estudante internacional em estágio docência no CCE Tópicos Avançados de Sustentabilidade -TAS.
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Resumo
Os programas de extensão universitária são considerados essenciais, pois integram conhecimentos teóricos e práticos, permitindo que os alunos apliquem seu aprendizado, aprimorem habilidades técnicas e interpessoais e fortaleçam a consciência crítica e a responsabilidade ético-social, promovendo, assim, a democratização do conhecimento e a transformação social (Fernández et al., 2025). Por outro lado, os estágios de docência aprimoram a preparação dos alunos de pós-graduação na execução de diversas responsabilidades, que vão desde o apoio até a observação da conduta e do bem-estar dos alunos (Lehman, 2020). Assim, a incorporação desses elementos no componente curricular de extensão (CCE) promove uma atmosfera que conecta o estagiário, os alunos e a comunidade em geral. Considerando isso, o CCE de Tópicos Avançados em Sustentabilidade (TAS) introduz os alunos de graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Civil sobre os diversos aspectos e aplicações dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no cotidiano de um engenheiro que se preocupa com os impactos da construção no bem estar da sociedade, ao mesmo tempo em que os motiva a propor soluções viáveis para os desafios locais, integrando as dimensões ambientais, econômicas e sociais da sustentabilidade as atividades de ensino, extensão e pesquisa desenvolvidas no Componente.. O CCE TAS oferece uma oportunidade de estágio para um aluno de pós-graduação stricto sensu vivenciar a prática de ensino e de extensão junto a alunos de graduação e pós-graduação. Este resumo detalha as experiências adquiridas como estudante internacional durante o estágio docência no CCE de TAS no semestre 2025.1.O processo de estágio começou com a revisão do plano de ensino da CCE e das apresentações utilizadas nas aulas de anos anteriores, incorporando novos conteúdos e slides, coordenando o cronograma de aulas e atividades práticas com o professor coordenador do CCE,, ministrando conteúdos relacionados à disciplina por meio de palestras supervisionadas pelo professor, auxiliando-o no planejamento, execução e avaliação dsd atividades de extensão, ensino e pesquisa previstas e colaborando com a avaliação do processo de aprendizado dos alunos. As aulas semanais realizadas presencialmente, nas quintas-feiras, iniciaram às 13h50 e terminando às 17h10. Normalmente, o planejamento e reflexões sobre as atividades desenvolvidas nas aulas eram acompanhadas por reuniões virtuais nas terças-feiras pela manhã antes da aula com a participação da equipe docente aqui composta pelada professora do CCE, da monitora de graduação que obteve bolsa aprovada pelo Edital da PROGRAD 2025 para apoiar as atividades do CCE, além do aluno de mestrado em estágio docência. Ao revisar o plano de ensino da TAS e alinhá-lo as estratégias institucionais, foi realizado um exame minucioso do conteúdo programático em colaboração com o professor para atualizar, os temas abordados em sala, os professores convidados, as estratégias de avaliação além das referências utilizadas. As apresentações também foram sendo atualizadas conforme as necessidades que iam sendo identificadas a medidas que as aulas iam sendo dadas. A plataforma Google Classroom foi utilizada para centralizar o conteúdo fornecido em sala de aula, incluindo referências, modelos de trabalhos desenvolvidos, atividades e feedback aos alunos. O desenvolvimento e acompanhamento das atividades de ensino, extensão e pesquisa que iam sendo protagonizados pelos alunos do CCE, exigiu pontualidade e envolvimento consistente da equipe docente com os alunos. Os alunos foram expostos ao projeto de inovação desenvolvido pelo grupo do DESS intitulado “Descarboniza UPE: Etapa 1 – POLI”, que envolveu a catalogação das emissões produzidas pelo consumo de eletricidade, transporte, resíduos sólidos e águas residuais e sua conexão com o Plano de Logística Sustentável – PLS UPE tendo exposto os alunos a estas iniciativas institucionais que eles ainda não conheciam. Outra experiência adquirida durante o estágio de docência envolveu o auxílio aos alunos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. As aulas conduzidas pelos alunos no Flipped Classroom, um estilo de ensino ativo, foram avaliadas em colaboração com o supervisor. O desempenho dos alunos no planejamento, na apresentação do material, elaboração e disponibilização de podcasts sobre os temas apresentados e na avaliação da retenção desse material pelos seus colegas foi avaliado pela equipe. As atividades planejadas no programa DESS@POLI 2024, financiado pelo Edital 01/2024 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e pelo projeto CCE@DESS, aprovado pela Coordenação Setorial de Extensão e Cultura (CSEC), foram sendo desenvolvidas em colaboração com os alunos e acompanhamento da equipe docente. Como resultado do CCE TAS em 2025 realizou-se o Concurso de Vídeos 2025, com a participação de alunos da POLI/UPE e de outras instituições, e 8 encontros do Fórum DESS@UPE 2025, que contou com convidados internos e externos da UPE fortalecendo as parcerias e colaborações já estabelecidas pelo grupo. O acompanhamento destas atividades permitiu aprimorar habilidades de gestão de pessoal, coordenação e organização de eventos durante o estágio de docência, além da criação de conteúdo que foi disponibilizado pelas mídias sociais (como 24 vídeos, 8 podcasts) além de produções científicas (2 artigos submetidos e 5 resumos expandidos). Após a conclusão do conteúdo programado, as notas foram agregadas e comunicadas aos alunos durante a aula final, acompanhadas pela troca de feedback sobre sua experiência no CCE TAS. O estágio de ensino facilitou o aprendizado de novas experiências e habilidades nas fases de preparação, execução e conclusão do componente além de contribuir com o aprimoramento as habilidades intelectuais, de comunicação e interpessoais tendo expandindo a rede de conexões para futuras cooperações. Esses resultados demonstram os benefícios significativos e o enriquecimento que a prática do estágio de ensino e monitoria proporciona aos
alunos graduação e pós-graduação a sua formação.
Palavras-chave: Ensino; Estudante internacional; Sustentabilidade; Extensão
alunos graduação e pós-graduação a sua formação.
Palavras-chave: Ensino; Estudante internacional; Sustentabilidade; Extensão
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Seção
Engenharia Civil