Plataforma FAP - Gestão Educacional em Projetos de Formação Tecnológica: Um Estudo de Caso sobre Desenvolvimento de Software
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Resumo
A Pesquisa de Escassez de Talentos 2025, conduzida pelo ManpowerGroup, revela que a escassez de profissionais qualificados no Brasil permanece crítica, com 81% dos empregadores enfrentando dificuldades para preencher vagas. O setor de Tecnologia da Informação (TI) é particularmente afetado, registrando uma escassez de 84%, o que indica que mais de quatro em cada cinco empresas de TI no país têm dificuldades em encontrar talentos com as habilidades necessárias (ManpowerGroup, 2025). Fatores como a rápida transformação digital, mudanças demográficas e a falta de diversidade e inclusão contribuem para esse cenário desafiador para grandes centros, estados e o Brasil como um todo (VIEIRA, GUILHERME LUNARDI, 2024). A crescente digitalização dos negócios tem intensificado a demanda por profissionais qualificados, especialmente nas áreas de TI & Dados, que representam 39% das dificuldades de contratação apontadas pelos empregadores. Essa escassez reflete a necessidade urgente de formar talentos capacitados para lidar com os desafios tecnológicos, garantindo inovação e competitividade no mercado. Nesse cenário, o programa Formação Acelerada em Programação (FAP) se destaca como uma solução estratégica para suprir a carência de desenvolvedores no mercado. Recentemente, um grupo de 410 alunos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte concluiu sua formação dentro do programa, que combinou ensino a distância e aulas presenciais, totalizando 324 horas de capacitação. Essa iniciativa, conduzida pela Softex Pernambuco em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), faz parte de um esforço maior para qualificar 1.500 profissionais aptos a atuar no desenvolvimento de software, sites e aplicativos (Folha de Pernambuco, 2024). Diante desse contexto, foi realizado um trabalho de levantamento e definição de processos que melhor se adequasse para seleção, formação e inserção de profissionais no mercado. E diante desse estudo percebeu-se a necessidade de desenvolvimento de uma plataforma para atender essa demanda. A implementação do sistema foi feita com Ruby on Rails, um framework amplamente utilizado para aplicações web escaláveis e que permite um desenvolvimento ágil e produtivo. O uso do Scrum como metodologia de gestão garantiu entregas incrementais e alinhamento contínuo com os objetivos do projeto. Cada sprint foi estruturado para incluir atividades de planejamento, desenvolvimento, testes e revisão, seguindo práticas recomendadas para desenvolvimento ágil de software (SCHWABER & SUTHERLAND, 2020). A adoção de metodologias ágeis foi fundamental para lidar com mudanças nos requisitos e garantir um processo iterativo e adaptável. Segundo Sommerville (2011), abordagens ágeis como Scrum promovem maior colaboração entre equipes, flexibilidade no desenvolvimento e ciclos de entrega mais curtos, tornando-as ideais para projetos educacionais inovadores. A plataforma WEB apresentada neste trabalho visa apoiar o mercado de tecnologia no processo de formação em grande escala de profissionais TIC de maneira a impactar positivamente na escassez de talentos. Com a plataforma desenvolvida, ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) e projetos no Brasil poderão executar a formação de novos desenvolvedores e garantir a eficiência através da gestão integrada. A Plataforma FAP foi desenvolvida para otimizar a gestão educacional do programa, facilitando a organização dos conteúdos, o acompanhamento do desempenho dos alunos e a integração entre teoria e prática. Este estudo de caso apresenta a aplicação da Plataforma FAP no curso de Formação Acelerada em Programação, analisando seus impactos na estruturação do processo de ensino e na qualidade da formação dos novos desenvolvedores. Antecedendo ao desenvolvimento do software foi mapeado e definido os métodos de seleção, ensino e formação. Para o processo de seleção nós temos a I) etapa de inscrição, II) teste de lógica, III) submissão de vídeo-currículo para avaliação, IV) ranqueamento e V) divulgação dos resultados. Foram mais de 18.000 (dezoito mil) inscritos para participação da formação composta por 6 (seis) meses de aula e 3 (três) de residência por isso uma plataforma desenvolvida de maneira específica para atender todas as nuances do processo foi necessário. No processo de formação os alunos são desafiados com problemas reais e é utilizado o método Projeto integrador, onde empresas do ecossistema TIC submetem problemas reais via plataforma que podem se tornar aplicações a serem absorvidas por sua companhia. Para o projeto integrador a plataforma foi desenvolvida com as seguintes etapas I) empresa submete desafio, II) professores selecionam os melhores problemas, III) professores montam as equipes de alunos para cada desafio realizando o match de acordo com os conteúdos lecionados em cada turma. Além do Projeto Integrador um outro processo importante e que gera um impacto enorme na formação de novos profissionais é o processo de residência. A residência, com bolsas pagas pelo projeto e sem custo algum para a empresa, permite que as companhias recebam os alunos que tiveram o melhor desempenho durante a formação para dar continuidade a projetos de inovação ou integrar nas equipes de desenvolvimento. A plataforma desenvolvida gerencia I) a submissão de vagas pela empresa, II) a alocação automática dos alunos de acordo com o tipo de vaga (híbrida, remota, presencial), localização e ranqueamento do desempenho dos alunos, III) acompanha o processo de assinatura dos documentos e termos necessário para execução da bolsa, IV) integra com sistema de gestão e financeiro das bolsas. Concluímos que ao possuir processos integrados de gestão através da plataforma com ranqueamento, alocação automatizada, entre outras funcionalidades, permitiu que times pedagógicos, secretaria e administração conseguissem apoiar os alunos no processo de aprendizado tanto para pessoas de início de carreira TIC quanto para transição de carreira. Além disso, a metodologia desenvolvida neste estudo pode servir como base para futuras pesquisas no processo de formação de profissionais TIC, na aplicação de técnicas de desenvolvimento de software educacional.
Palavras-chave: tecnologia; educação; mão-de-obra; formação.
Referências
Manpowergroup (2025). Pesquisa de escassez de talentos em 2025. Disponível em: https://blog.manpowergroup.com.br/pesquisa-de-escassez-de-talentos-2025. Acesso em: 18 jul. 2025.
Folha de Pernambuco (2024). Notícia sobre a formação. Disponível em: https://www.folhape.com.br/colunistas/tecnologia-e-games/softex-pe-e-ministerio-da-ciencia-e-tecnologia-formam-410-alunos-em-tecnologia-da-informacao/42101/. Acesso em: 18 jul. 2025.
VIEIRA, GUILHERME LUNARDI, O processo de recrutamento e seleção de profissionais de TI frente ao mercado de tecnologia em constante expansão em Porto Alegre e Região Metropolitana (RS), 2024. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/282212. Acesso em: 18 jul. 2025.
SCHWABER & SUTHERLAND, 2020. Disponível em: https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2020/2020-Scrum-Guide-PortugueseBR-3.0.pdf. Acesso em: 18 jul. 2025.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011. Disponível em: https://www.facom.ufu.br/~william/Disciplinas%202018-2/BSI-GSI030-EngenhariaSoftware/Livro/engenhariaSoftwareSommerville.pdf. Acesso em: 18 jul. 2025.
Palavras-chave: tecnologia; educação; mão-de-obra; formação.
Referências
Manpowergroup (2025). Pesquisa de escassez de talentos em 2025. Disponível em: https://blog.manpowergroup.com.br/pesquisa-de-escassez-de-talentos-2025. Acesso em: 18 jul. 2025.
Folha de Pernambuco (2024). Notícia sobre a formação. Disponível em: https://www.folhape.com.br/colunistas/tecnologia-e-games/softex-pe-e-ministerio-da-ciencia-e-tecnologia-formam-410-alunos-em-tecnologia-da-informacao/42101/. Acesso em: 18 jul. 2025.
VIEIRA, GUILHERME LUNARDI, O processo de recrutamento e seleção de profissionais de TI frente ao mercado de tecnologia em constante expansão em Porto Alegre e Região Metropolitana (RS), 2024. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/282212. Acesso em: 18 jul. 2025.
SCHWABER & SUTHERLAND, 2020. Disponível em: https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2020/2020-Scrum-Guide-PortugueseBR-3.0.pdf. Acesso em: 18 jul. 2025.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011. Disponível em: https://www.facom.ufu.br/~william/Disciplinas%202018-2/BSI-GSI030-EngenhariaSoftware/Livro/engenhariaSoftwareSommerville.pdf. Acesso em: 18 jul. 2025.
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Seção
Engenharia da Computação e Sistemas