Segurança Cibernética: Uma Breve Introdução
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Resumo
‘Segurança Cibernética: Uma Breve Introdução’ é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado por Luciano José da Silva Junior, sob orientação do Professor Dr. Ruben Carlo Benante, como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro de Controle e Automação pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). Este trabalho tem como objetivo principal conscientizar os leitores sobre a importância da segurança cibernética diante de um cenário em que o acesso facilitado a dispositivos digitais, aliado à falta de preparo técnico, torna os usuários vulneráveis a ataques cibernéticos (KESSLER, 2012). Tais ataques já resultaram em prejuízos financeiros expressivos, estimados em US$ 3,5 bilhões apenas em 2019, de acordo com a Central de Reclamações de Crimes na Internet do FBI (CHNG et al., 2022). Diante disso, o estudo visa desenvolver competências técnicas e preventivas no leitor, apresentando estratégias para identificar e mitigar ameaças virtuais. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão teórica de conceitos essenciais e práticas consolidadas da área. Inicialmente, foram discutidas as mudanças nas regulamentações brasileiras sobre o uso da internet e os perfis de hackers — éticos, mal-intencionados e extremistas — bem como os profissionais especializados em segurança da informação. Em seguida, foram examinadas as principais ameaças digitais, como malwares (ex.: ransomware, spyware, trojans), técnicas de engenharia social e ataques cibernéticos diversos, incluindo DDoS, zero-day, sniffing, backdoor e injeção SQL. Posteriormente, o trabalho destacou medidas de proteção, como rotinas de backup, atualizações frequentes de software, uso de criptografia, firewalls, senhas fortes, gerenciadores de senhas e ferramentas de segurança como antivírus, VPN’s e sistemas de detecção. Por fim, abordou-se o conceito de desenvolvimento seguro, enfatizando práticas de programação que previnam vulnerabilidades desde as fases iniciais dos projetos. Os resultados evidenciam que a aplicação dessas práticas contribui significativamente para a redução dos riscos cibernéticos. Conclui-se que a educação digital é um pilar fundamental para consolidar uma cultura de segurança da informação na sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Segurança Cibernética; Hackers; Ataques Cibernéticos; Educação Digital.
Referências
KESSLER, G. C. Information Security: New Threats or Familiar Problems? Computer, v. 45, n. 2, p. 59-65, 2012. ISSN 0018-9162. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6201309. Acesso em: 24 fev. 2023.
CHNG, S.; LU, H. Y.; KUMAR, A.; YAU, D. Hacker types, motivations and strategies: A comprehensive framework. Computers in Human Behavior Reports, v. 5, 100167, 2022. ISSN 2451-9588. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chbr.2022.100167. Acesso em: 24 fev. 2023.
Palavras-chave: Segurança Cibernética; Hackers; Ataques Cibernéticos; Educação Digital.
Referências
KESSLER, G. C. Information Security: New Threats or Familiar Problems? Computer, v. 45, n. 2, p. 59-65, 2012. ISSN 0018-9162. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6201309. Acesso em: 24 fev. 2023.
CHNG, S.; LU, H. Y.; KUMAR, A.; YAU, D. Hacker types, motivations and strategies: A comprehensive framework. Computers in Human Behavior Reports, v. 5, 100167, 2022. ISSN 2451-9588. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chbr.2022.100167. Acesso em: 24 fev. 2023.
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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia