O uso da tecnologia de mapeamento acústico na definição da implantação de um edifício residencial próximo a fontes de ruído rodoviário
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A poluição sonora tem se demonstrado ser um dos principais problemas dos centros urbanos no mundo atual em razão do rápido processo de urbanização das cidades afetando a saúde de seus habitantes. Vários organismos nacionais e internacionais já propuseram diretrizes com vistas à proteção da saúde humana em razão dos efeitos negativos causados pela exposição ao ruído ambiental (Kempen et al., 2018). Sabe-se que a poluição sonora ambiental é caracterizada por uma combinação de fontes sonoras distintas com destaque especial ao trânsito de veículos automotores por aumentarem o nível de ruído urbano e contribuírem para o surgimento de ambientes sonoros mais nocivos às pessoas (Guedes, 2005). Huang et al. (2009) acrescentam que a poluição sonora de tráfego originada pelo rápido crescimento de veículos urbanos tornou-se uma das principais fontes de poluição sonora nas cidades. Agha et al (2017) também pontuam que com o crescimento da urbanização nas cidades modernas, as principais estradas e rodovias são construídas mais perto das residências, de tal modo que a mobilidade em torno das áreas residenciais está se tornando cada vez mais conveniente contribuindo para uma maior proximidade do transporte de veículos para os edifícios residenciais e, consequentemente, levando a um novo conjunto de problemas de ruído urbano para os residentes. Di et al. (2018) também afirmam que a poluição sonora gerada pelo tráfego veicular é um problema de saúde generalizado presente tanto em países em desenvolvimento como nos países desenvolvidos e que avaliar de forma rápida e eficaz a qualidade de um ambiente acústico urbano é um desafio importante para o planejamento urbano e para a gestão urbana. Neste sentido, o mapeamento acústico surge como uma ferramenta de planejamento e controle de ruído urbano bastante útil para auxílio nas decisões projetuais, apesar do seu ainda pouco uso como ferramenta no Brasil (Cortês e Niemeyer, 2013). Por isso, o objetivo deste trabalho é utilizar a ferramenta de mapeamento acústico para melhor definição da implantação de um edifício residencial em razão da proximidade com fontes de ruído rodoviário. Para a avaliação da redução do impacto sonoro na fachada deste edifício residencial procedeu-se com o mapeamento acústico de ruído rodoviário em dois cenários de implantação: cenário 1 com mapa acústico deste edifício afastado 40,0 m da via principal (rodovia estadual PE-22) e cenário 2 com mapa acústico deste mesmo edifício afastado 80,0 m desta mesma via. Para isso, fez-se uso de medições em campo de níveis de pressão sonora contínuo equivalente ponderada em A (LAeq) conforme a NBR 10151 (ABNT, 2019) em um ponto de medição localizado entre a PE-22 e a fachada mais próxima deste edifício, contagem do volume de tráfego veicular e de simulação computacional no software CadnaA. Para a avaliação dos resultados buscou-se analisar o valor de Linc (nível de pressão sonora incidente na fachada), ou seja, o valor de nível de pressão sonora proveniente da fonte de ruído (PE-22) que alcança a fachada mais próxima desta edificação. Destaca-se que, segundo a NBR 15575-4 (ABNT, 2021), valores de Linc inferiores ou iguais a 60 dB correspondem à classe de ruído 1 e ao critério da diferença de nível padronizada ponderada a 2 m de distância da fachada (D2m,nT,w ) de 20 dB para atendimento ao nível mínimo de desempenho acústico para o sistema de vedação vertical externa (SVVE), valores de Linc de 61 dB a 65 dB correspondem à classe de ruído 2 e ao critério de D2m,nT,w de 25 dB para atendimento ao nível mínimo de desempenho acústico e os valores de Linc de 66 dB a 70 dB correspondem à classe de ruído 3 e ao critério de D2m,nT,w de 30 dB também para atendimento ao nível mínimo de desempenho acústico. Como resultado, obteve-se para o cenário 1 um Linc de 67 dB correspondente à classe de ruído 3 e ao critério de D2m,nT,w de 30 dB, e para o cenário 2 obteve-se um Linc de 63 dB correspondente à classe de ruído 2 ao critério de D2m,nT,w de 25 dB. Conclui-se, portanto, que o afastamento de 40,0 m deste edifício em relação a fonte de ruído rodoviária (PE-22) foi responsável pela redução de 4 dB no Linc na sua fachada mais próxima à PE-22. Constata-se também que no cenário 1 esta mesma fachada está enquadrada na classe de ruído 3 e que no cenário 2 ela está enquadrada na classe de ruído 2, ou seja, o afastamento deste edifício proporcionou uma redução da classe de ruído 3 para a classe de ruído 2, reduzindo o critério de isolamento acústico de D2m,nT,w de 30 dB para 25 dB. Esta redução do critério, por exemplo, pode favorecer principalmente os construtores na fase de aquisição de esquadrias de fachadas de menor custo. Por fim, observa-se a importância do uso da ferramenta de mapeamento acústico na definição da melhor implantação de edifícios residenciais principalmente na fase de projeto, pois esta ferramenta auxilia os projetistas e construtores nas decisões de projetos que busquem alcançar os atendimentos exigidos pelas normas técnicas no que se refere ao desempenho e conforto acústicos das unidades habitacionais.
Palavras-chave: Poluição sonora; Ruído urbano; Mapeamento acústico; Planejamento urbano.
Referências
AGHA, Apoorv; RANJAN, Rishabh; GAN, Woon-Seng. Noisy vehicle surveillance câmera: a system to deter noisy vehicle in smart city. Applied Acoustics, v. 117, p. 236-245, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10151: Acústica – medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-4: Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 4: requisitos para os sistemas de vedações verticais externas - SVVE. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
CORTÊS, Marina M.; NIEMEYER, Maria Lygia. O potencial da utilização da ferramenta de mapa de ruído em diferentes escalas de análises. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XII., Anais [...]. Brasília: ANTAC, 2013.
Di, Hui; LIU, Xingpeng; ZHANG, Jiquan; TONG, Zhijun; JI, Meichen; LI, Fengxu; FENG, Tianji; MA, Qing. Estimation of the quality of na urban acoustic environment based on traffic noise evaluation models. Applied Acoustics, v. 141, p. 115-124, 2018.
GUEDES, Italo César Montalvão. Influência da forma urbana em ambiente sonoro: um estudo no bairro Jardins em Aracaju (SE). Dissertação – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, 2005.
HUANG, K.; ZHANG, J.; HE, M.; ZHU, J. Bi-level programming model or urban traffic network considering noise pollution control. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TRANSPORTATION ENGINEERING, 2009, Reston: American Society of Civil Engineers. DOI: http://dx.doi.org/10.1061/41039(345)560.
KEMPEN, E.; CASAS, M.; PERSHAGEN, G.; FORASTER, M. WHO environmental noise guidelines for the European region: a systematic review on environmental noise and cardiovascular and metabolic effects: a summary. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 15, p. 379, 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph15020379.
Palavras-chave: Poluição sonora; Ruído urbano; Mapeamento acústico; Planejamento urbano.
Referências
AGHA, Apoorv; RANJAN, Rishabh; GAN, Woon-Seng. Noisy vehicle surveillance câmera: a system to deter noisy vehicle in smart city. Applied Acoustics, v. 117, p. 236-245, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10151: Acústica – medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-4: Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 4: requisitos para os sistemas de vedações verticais externas - SVVE. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
CORTÊS, Marina M.; NIEMEYER, Maria Lygia. O potencial da utilização da ferramenta de mapa de ruído em diferentes escalas de análises. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XII., Anais [...]. Brasília: ANTAC, 2013.
Di, Hui; LIU, Xingpeng; ZHANG, Jiquan; TONG, Zhijun; JI, Meichen; LI, Fengxu; FENG, Tianji; MA, Qing. Estimation of the quality of na urban acoustic environment based on traffic noise evaluation models. Applied Acoustics, v. 141, p. 115-124, 2018.
GUEDES, Italo César Montalvão. Influência da forma urbana em ambiente sonoro: um estudo no bairro Jardins em Aracaju (SE). Dissertação – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, 2005.
HUANG, K.; ZHANG, J.; HE, M.; ZHU, J. Bi-level programming model or urban traffic network considering noise pollution control. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TRANSPORTATION ENGINEERING, 2009, Reston: American Society of Civil Engineers. DOI: http://dx.doi.org/10.1061/41039(345)560.
KEMPEN, E.; CASAS, M.; PERSHAGEN, G.; FORASTER, M. WHO environmental noise guidelines for the European region: a systematic review on environmental noise and cardiovascular and metabolic effects: a summary. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 15, p. 379, 2018. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph15020379.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Seção
Engenharia Civil