Vivências em Monitoria Contribuições Acadêmicas e Formativas em Componentes Curriculares de Extensão

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Fernanda Martins da Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Luka Monday

Resumo

A consolidação dos Componentes Curriculares de Extensão (CCEs) como instrumentos pedagógicos de integração entre universidade e sociedade em 2025 proporcionou experiências formativas significativas para discentes de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). Neste cenário, o projeto de monitoria dos CCEs “Tópicos Avançados de Sustentabilidade” (TAS) e “Revisão Sistemática da Literatura” (RSL) representou uma iniciativa inovadora voltada ao apoio técnico e pedagógico, com ênfase no fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A atuação extensionista dentro desses componentes promoveu um ambiente colaborativo de aprendizado, onde teoria e prática se entrelaçaram. A aluna de graduação, na condição de monitora, participou ativamente da reformulação dos planos de ensino e da elaboração de materiais didáticos, vivenciando de forma prática os desafios do planejamento, da organização e da execução de disciplinas com interface direta com questões sociais contemporâneas. O CCE de TAS, em particular, permitiu o aprofundamento crítico sobre práticas sustentáveis na construção civil, enquanto o CCE de RSL ofereceu ferramentas metodológicas para análise rigorosa da produção científica, qualificando a formação dos estudantes. No âmbito das aulas, o uso de metodologias ativas, como o modelo Flipped Classroom, incentivou a autonomia discente e a construção coletiva do conhecimento. A monitora, além de auxiliar na estruturação e mediação das atividades, também contribuiu com a organização de eventos extensionistas como o Fórum DESS e o Concurso de Vídeos de Sustentabilidade, promovendo o engajamento estudantil e o diálogo com a comunidade acadêmica e externa a UPE, estabelecendo novas parcerias e fortalecendo as já existentes. A utilização do Google Classroom facilitou a centralização de conteúdos e a troca de informações, enquanto as redes sociais do grupo do DESS apoiadas peloprograma de extensão DESS@POLI e projeto de extensão CCE@DESS foram utilizadas para divulgar ações, ampliar o alcance das atividades e estreitar a comunicação com o público. A interação constante com os alunos exigiu não apenas domínio técnico, mas também sensibilidade para orientar, avaliar e oferecer feedbacks construtivos, contribuindo para a formação ética e crítica dos envolvidos. Na dimensão da pesquisa, a monitora atuou como suporte em projetos desenvolvidos a partir da metodologia de Revisão Sistemática da Literatura, promovendo a produção científica qualificada e a difusão do conhecimento, a experiência foi enriquecedora e possibilitou o desenvolvimento de habilidades comunicativas, analíticas e colaborativas. Ao final do semestre, os monitores participaram da avaliação das atividades, registrando os resultados e refletindo sobre os aprendizados adquiridos. Essa vivência demonstrou a relevância dos CCEs como espaços privilegiados para o desenvolvimento de competências pedagógicas, técnicas e interpessoais, além de evidenciar seu papel estratégico na integração entre ensino superior e sociedade. A prática da monitoria em 2025 reafirmou o potencial transformador da extensão universitária, contribuindo para uma formação acadêmica ampliada, socialmente comprometida e orientada pela construção de soluções sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil