Monitoramento Térmico da Proteção da CVT em Veículos do Tipo Mini Baja
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Resumo
Para veículos do tipo mini baja, a otimização do desempenho no sistema de transmissão é um fator essencial para a dinâmica veicular (GILLESPIE, 1992). Com foco nos protótipos da competição BAJA SAE Brasil, este trabalho visa o desenvolvimento de um sistema de monitoramento térmico em tempo real para a proteção da Transmissão Continuamente Variável (CVT). A gestão térmica é crítica, pois o aumento da temperatura afeta diretamente a vida útil e a eficiência da correia (GATES, 2021), e a simples adição de ventilação forçada, sem um estudo prévio do fluxo de ar, pode ser prejudicial ao arrefecimento do sistema (ALMEIDA, 2019). A metodologia compreendeu a pesquisa sobre os pontos críticos de aquecimento; a prospecção de sensores; a elaboração de um sistema eletrônico embarcado; e a análise teórica dos dados. Como resultados, a seleção do sensor foi uma etapa crítica. Optou-se pelo termômetro infravermelho MLX90614, que possui Compensação de Gradiente Térmico (TGC) de fábrica. Foi especificado o modelo de grau automotivo (faixa de -40°C a 125°C) com campo de visão (FOV) estreito de 10° (MELEXIS, 2021). A escolha do grau automotivo garante a integridade do sensor no ambiente de alta temperatura do compartimento do motor, enquanto o FOV de 10° assegura uma medição precisa e focada exclusivamente na correia. Ainda que este modelo ideal seja de acesso restrito, sua especificação é indispensável para a validade dos dados em um protótipo de competição. Conclui-se que a arquitetura do sistema, baseada nesta escolha criteriosa de componentes, oferece uma solução robusta para a aquisição de dados térmicos. Tais dados são fundamentais não apenas para o design de futuros sistemas de arrefecimento, mas também podem ser correlacionados com a otimização de performance, que, conforme Kumar et al. (2015), é alcançada através do ajuste fino dos componentes da CVT com o auxílio de um sistema de aquisição de dados (DAQ).
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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia