ProgramAuto
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O projeto de extensão ProgramAuto da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE) objetiva democratizar o acesso ao ensino de programação, oferecendo minicursos intensivos e gratuitos do nível básico ao avançado, tendo impactado cerca de 50 alunos por semestre. A metodologia utilizada é composta por aulas presenciais em laboratórios de informática da POLI, com divulgação em instituições de ensino médio e superior parceiras, como a Escola Técnica Estadual (ETE) Mariano Teixeira e a Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), e a disponibilização das aulas, que ficam gravadas e publicadas no canal Audiovisuais Educativos POLI-UPE do YouTube (AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS POLI-UPE, 2024). Um dos cursos oferecidos é o de introdução à lógica de programação por meio da linguagem C, reconhecida por sua grande influência, direta ou indiretamente, em muitas linguagens desenvolvidas posteriormente, como C++, Java, C# e PHP (BACKES, 2013). Recentemente, o projeto expandiu suas atividades para a área da programação competitiva, apoiando e instruindo estudantes para participação em competições como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que foi sediada na universidade dois anos consecutivos, em 2024 e 2025. Os resultados obtidos após as aulas incluem uma média de 8,5 na satisfação dos participantes dos últimos anos, avaliada por meio de formulários anônimos. Além de que, por parte dos alunos há o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento lógico, algoritmos eficientes, além de valores como responsabilidade e disciplina. A conclusão é que o ProgramAuto não apenas promove a “alfabetização” digital e o acesso à educação de qualidade em programação, mas também estimula o desenvolvimento de competências cognitivas e valores essenciais para a formação profissional e pessoal dos participantes, atraindo novos alunos para a área de informática, que está evoluindo cada dia mais.
Palavras-chave: ProgramAuto; Informática; Competição; Ensino.
Referências
BACKES, A. Linguagem C: completa e descomplicada, Rio de Janeiro, 2013.
AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS POLI-UPE. Youtube do Audiovisuais Educativos POLI-UPE. Disponível em: https://www.youtube.com/@audiovisuaiseducativos/videos. Acesso em 14 jul. 2025.
Palavras-chave: ProgramAuto; Informática; Competição; Ensino.
Referências
BACKES, A. Linguagem C: completa e descomplicada, Rio de Janeiro, 2013.
AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS POLI-UPE. Youtube do Audiovisuais Educativos POLI-UPE. Disponível em: https://www.youtube.com/@audiovisuaiseducativos/videos. Acesso em 14 jul. 2025.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia