Semana Carranca: Fortalecendo a Educação Prática em Engenharia e Robótica

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Giselle Carneiro Lira
Gabriella Toscano De Morais Menezes
Emmanuel Andrade de Barros Santos
Raylane Luizi Macêdo de Souza

Resumo

Um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior no Brasil é a evasão. Segundo estudo do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2024, o índice de evasão no ensino superior chega a 57,2%(GIUSTI, 2024). Dentre os estudantes de engenharia, um dos principais motivos citados para a desistência ainda no ciclo básico é a falta de integração entre os conhecimentos teóricos e práticos, causando desinteresse e frustração nos calouros(UFPE, 2020). Diante deste cenário, iniciativas como a Semana Carranca surgem com o objetivo de conectar os conhecimentos acadêmicos e as expectativas práticas, incentivando os estudantes a chegarem ao final dos cursos. Este artigo visa enfatizar a importância destas ações para o desenvolvimento técnico dos discentes, permanência acadêmica e motivação para o aprofundamento na área de formação. O presente artigo foi elaborado por meio de pesquisa qualitativa de natureza exploratória, combinada à análise de vivências práticas relacionadas ao tema. Para sua construção, foram utilizados dados estatísticos, pesquisas de satisfação e textos opinativos. Estudos baseados no Censo da Educação Superior do INEP, como o de Bernardo et al. (2017), indicam que a evasão tem maior incidência no primeiro ano (BERNARDO, 2017). Esta evasão envolve fatores acadêmicos, financeiros e institucionais, para a engenharia, podem ser destacados, desencanto com a profissão, dificuldades acadêmicas e desmotivação (LOBO, 2024). A análise dos dados dos últimos anos atesta um constante aumento de interesse e de inscritos nos cursos ofertados durante o evento Semana Carranca. Em 2017.1, foram registrados 61 inscritos; em 2017.2, 31 inscritos; em 2019, 84 inscritos; e, no ano em curso (2025), 135 inscritos. “No geral fiquei muito satisfeito com os instrutores, foram muito prestativos! A Semana Carranca contribuiu bastante para o meu aprendizado e para despertar interesse em me aprofundar na área de eletrônica, tanto é que comecei a fazer um curso técnico de Eletrônica algumas semanas depois.”, afirmou um dos alunos da oficina de soldagem eletrônica. Relatos como esse atestam a importância de cursos que oferecem experiências práticas, tais como os cursos promovidos durante a Semana Carranca, que viabilizam a aprendizagem por meio de projetos que envolvem demandas reais dentro da engenharia.  O artigo de Cirilo, Silva e Leão (2025) realça a necessidade de que futuros profissionais de engenharia sejam capacitados a elaborar e executar projetos práticos ao longo de sua formação acadêmica, aprimorando, assim, as competências técnicas e comportamentais para o exercício da profissão. A aprendizagem baseada em projetos promove não apenas a assimilação teórica, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas e de resolução de problemas, elementos cruciais para a atuação profissional na área de engenharia. A partir do estudo das informações coletadas, compreende-se que atividades como a semana carranca contribuem positivamente tanto para redução da evasão dos cursos quanto para o incentivo de interesse dos discentes em novas técnicas e inovações. Os cursos ministrados por outros discentes da POLI permitem que os calouros não só adquiram autonomia técnica como relações interpessoais tão importantes para o futuro no mercado de trabalho. 

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)