Semana Carranca: Fortalecendo a Educação Prática em Engenharia e Robótica
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Resumo
Um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior no Brasil é a evasão. Segundo estudo do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2024, o índice de evasão no ensino superior chega a 57,2%(GIUSTI, 2024). Dentre os estudantes de engenharia, um dos principais motivos citados para a desistência ainda no ciclo básico é a falta de integração entre os conhecimentos teóricos e práticos, causando desinteresse e frustração nos calouros(UFPE, 2020). Diante deste cenário, iniciativas como a Semana Carranca surgem com o objetivo de conectar os conhecimentos acadêmicos e as expectativas práticas, incentivando os estudantes a chegarem ao final dos cursos. Este artigo visa enfatizar a importância destas ações para o desenvolvimento técnico dos discentes, permanência acadêmica e motivação para o aprofundamento na área de formação. O presente artigo foi elaborado por meio de pesquisa qualitativa de natureza exploratória, combinada à análise de vivências práticas relacionadas ao tema. Para sua construção, foram utilizados dados estatísticos, pesquisas de satisfação e textos opinativos. Estudos baseados no Censo da Educação Superior do INEP, como o de Bernardo et al. (2017), indicam que a evasão tem maior incidência no primeiro ano (BERNARDO, 2017). Esta evasão envolve fatores acadêmicos, financeiros e institucionais, para a engenharia, podem ser destacados, desencanto com a profissão, dificuldades acadêmicas e desmotivação (LOBO, 2024). A análise dos dados dos últimos anos atesta um constante aumento de interesse e de inscritos nos cursos ofertados durante o evento Semana Carranca. Em 2017.1, foram registrados 61 inscritos; em 2017.2, 31 inscritos; em 2019, 84 inscritos; e, no ano em curso (2025), 135 inscritos. “No geral fiquei muito satisfeito com os instrutores, foram muito prestativos! A Semana Carranca contribuiu bastante para o meu aprendizado e para despertar interesse em me aprofundar na área de eletrônica, tanto é que comecei a fazer um curso técnico de Eletrônica algumas semanas depois.”, afirmou um dos alunos da oficina de soldagem eletrônica. Relatos como esse atestam a importância de cursos que oferecem experiências práticas, tais como os cursos promovidos durante a Semana Carranca, que viabilizam a aprendizagem por meio de projetos que envolvem demandas reais dentro da engenharia. O artigo de Cirilo, Silva e Leão (2025) realça a necessidade de que futuros profissionais de engenharia sejam capacitados a elaborar e executar projetos práticos ao longo de sua formação acadêmica, aprimorando, assim, as competências técnicas e comportamentais para o exercício da profissão. A aprendizagem baseada em projetos promove não apenas a assimilação teórica, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas e de resolução de problemas, elementos cruciais para a atuação profissional na área de engenharia. A partir do estudo das informações coletadas, compreende-se que atividades como a semana carranca contribuem positivamente tanto para redução da evasão dos cursos quanto para o incentivo de interesse dos discentes em novas técnicas e inovações. Os cursos ministrados por outros discentes da POLI permitem que os calouros não só adquiram autonomia técnica como relações interpessoais tão importantes para o futuro no mercado de trabalho.
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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)