Democratizando o Acesso à Educação Superior em Engenharia em PE: Diagnóstico e Ações

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Cinthia Souza
Maria de Lourdes Melo Guedes Alcoforado
Ana Beatriz Julião Alves de Lima
Rita de Cássia de Moura
Marcela Silvestre Outtes Wanderley

Resumo

O acesso democrático ao ensino superior público é um dos principais desafios para reduzir as desigualdades educacionais no Brasil (Almeida; Oliveira, 2024). Em Pernambuco, esse problema se manifesta de duas formas preocupantes: a queda nas matrículas presenciais e a baixa participação de municípios nos processos seletivos. Entre 2009 e 2023, o estado registrou uma redução significativa no número de vagas presenciais na rede pública de ensino superior, atingindo o menor patamar em 2023 (65.882 matrículas), uma queda de 23,3% em relação ao pico de 85.898 matrículas em 2013 (Instituto Semesp, 2025). Esse declínio acentua os obstáculos à democratização do ensino superior, sobretudo em regiões onde a presença de candidatos já é historicamente baixa. Os dados do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) ilustram esse contexto: no processo seletivo de 2024 (para ingresso em 2025), 49 dos 184 municípios pernambucanos tiveram menos de 10 inscritos, e 15 não registraram nenhum candidato (CPCA, 2025). Esses números não apenas expõem um afastamento entre a universidade e essas localidades, mas também destacam a urgência de iniciativas que promovam a divulgação dos cursos ofertados e a desmistificação dos processos admissionais da instituição, tornando-os mais acessíveis e inclusivos. Nesse contexto, a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE) assume papel estratégico no projeto de extensão "Conhecendo a UPE: De forma interativa e humanizada", com ênfase na divulgação dos seus cursos de Engenharia e Física dos Materiais. Essas formações acadêmicas constituem pilares fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e econômico regional, capacitando profissionais capazes de impulsionar a inovação, não apenas no Estado de PE, mas em todo Brasil. No entanto, observa-se que estudantes de muitos municípios pernambucanos desconhecem essas oportunidades ou enfrentam dificuldades no processo de ingresso. Dessa forma, o projeto tem como objetivo promover a divulgação dinâmica e acessível dos cursos de Engenharia e Física dos Materiais da UPE, esclarecer o processo de ingresso na instituição e estimular o interesse pelas carreiras tecnológicas. Foram desenvolvidos vídeos curtos contendo depoimentos de alunos dos cursos de Engenharia da POLI-UPE, compartilhando suas experiências na universidade, além de vídeo explicativo sobre o processo de inscrição no SSA, que funciona de forma independente ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). Além disso, o projeto tem promovido palestras informativas destinadas a gestores e a professores de escolas públicas. Esses encontros abordaram todos os aspectos do processo seletivo da UPE, desde os procedimentos de inscrição e solicitação de isenção até as políticas de ações afirmativas e a estrutura das provas, capacitando esses profissionais para que possam se tornar multiplicadores das informações, incentivando e orientando adequadamente seus alunos sobre as oportunidades na UPE. Para complementar e avaliar as ações realizadas, foram aplicados questionários a esses profissionais, com o objetivo de verificar a compreensão das informações transmitidas durante as palestras e identificar possíveis fatores que explicam a procura ainda modesta — diante das oportunidades disponíveis — pelo ingresso em determinados cursos da UPE, por meio do processo seletivo seriado, entre estudantes da rede pública em diferentes regiões de Pernambuco. Os dados obtidos servirão de base para o aprimoramento contínuo das estratégias de divulgação. Segundo a avaliação dos gestores e professores participantes, as informações apresentadas nas palestras foram consideradas claras e contribuíram para reforçar a percepção da UPE como uma instituição pública gratuita e acessível. As principais razões apontadas para uma menor adesão de estudantes da rede pública ao vestibular seriado da UPE foram a falta de conhecimento sobre a existência do processo seletivo e a preferência por trabalhar após o ensino médio. Ao concentrar esforços na divulgação dos cursos de Engenharia, o projeto "Conhecendo a UPE" amplia as oportunidades de acesso ao ensino superior para jovens de diversas regiões de Pernambuco, enquanto reúne dados para o aprimoramento da divulgação.

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Seção
Engenharia Civil