Desenvolvimento de uma arquitetura utilizando MDE para apoiar alunos de EAD com dificuldades na gramática portuguesa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabiana de Barros Monteiro Soares
Alexandre Magno Andrade Maciel

Resumo

A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem tem ajudado no processo de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância. Eles oferecem vários recursos e ferramentas para serem utilizados como apoio a professores e estudantes. Um desses recursos é o fórum. Nele, esses atores esclarecem dúvidas e trocam ideias sobre diversos assuntos. Devido à importância do fórum de discussão, vários trabalhos são desenvolvidos para que se extraiam conhecimentos sobre esses alunos, seus comportamentos e suas relações. Azevedo, Behar e Reategui (2011), por exemplo, fizeram análises qualitativas das contribuições textuais usando grafos a fim de identificar a relevância de uma resposta lançada no fórum para uma determinada pergunta. A ideia era avaliar os conteúdos postados e trazer os alunos de volta para o tópico em discussão. Em Romero et al. (2013), algoritmos de classificação e de agrupamento foram utilizados para prever a performance final de alunos baseada na participação deles nos fóruns. Apesar dessas iniciativas, há uma carência de trabalhos na área de computação que tratem de erros gramaticais de português nos textos postados. Pesquisas sobre o uso da linguagem em fóruns apontam dificuldades dos alunos com nosso idioma. Bezerra (2013), por exemplo, se preocupa com esses erros como fatores que possam inibir e diminuir a participação dos alunos nos fóruns. Dessa forma, este trabalho objetiva desenvolver uma arquitetura que utiliza mineração de dados para apoiar alunos de EAD com dificuldades na gramática portuguesa. Para isso, foi desenvolvido um motor que extrai os posts dos fóruns, utiliza um aplicativo de código aberto, o CoGrOO (SILVA, 2013), que aponta esses erros e um segundo motor que conta os tipos e as quantidades de erros gramaticais cometidos por cada aluno. Em seguida, eles são agrupados através do algoritmo K-means. Para montar, testar e integrar esta arquitetura está sendo utilizada uma base de dados do Núcleo de EAD da Universidade de Pernambuco, com a anuência e colaboração dos responsáveis desta unidade, respeitando-se o acordo de preservação da identidade dos alunos envolvidos. Estão sendo acompanhados 258 alunos do 5º período do curso de Pedagogia. A partir daí, recomendações de estudo e exercícios são enviados de acordo com os tipos de erros mais comuns identificados em cada cluster. Estas atividades estão sendo enviadas durante este semestre e análises comparativas da quantidade e tipos de erros serão realizadas com o fim do semestre letivo. Espera-se comprovar que o envio de conteúdo e exercícios específicos podem ajudar os alunos a cometerem menos erros gramaticais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas

Referências

AZEVEDO, Breno F. T; BEHAR, Patrícia A.; REATEGUI, Eliseo B. Análise das mensagens de fóruns de discussão através de um software para mineração de texto. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - XXII SBIE – XVII WIE. Aracaju: 2011

BEZERRA, Benedito G. Usos da linguagem em fóruns EAD. In: Práticas Discursivas em EAD – Reflexões e aplicações. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.

ROMERO, Cristóbal; LÓPEZ, Manuel-Ignacio; LUNA, Jose-María; VENTURA, Sebastián. Predicting students’ final performance from participation in on-line discussion forums. Computers&Education. 68 (2013). p. 458-472. Elsevier: 2013.

SILVA, William D. C. de M. Aprimorando o corretor gramatical CoGrOO. 2013. 166f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo. SP: 2013.