Medição de Pressão aplicada por faixas compressivas em tratamento de Terapia Ocupacional em pessoas com Doença de Parkinson

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Caio Victor Silva
Sérgio Campello Oliveira

Resumo

Este trabalho desenvolveu um sistema eletrônico acessível com o objetivo de auxiliar o tratamento da Doença de Parkinson, permitindo medir, em tempo real, a pressão aplicada por faixas elásticas terapêuticas durante atividades funcionais. Para isso, foram utilizados sensores de força, chamados células de carga, conectados a um pequeno microcontrolador chamado Arduino, que interpretou os dados com um programa escrito na linguagem C++. Os sensores foram instalados em caixas feitas com impressora 3D e utilizados por voluntários saudáveis em tarefas manuais simples, como forma de validar a viabilidade técnica do sistema. Os testes preliminares, realizados em pacientes saudáveis, demonstraram que o sistema é capaz de distinguir com clareza diferentes níveis de pressão (leve, intermediário e forte), fornecendo dados confiáveis para acompanhamento em tempo real. Com base nesses resultados iniciais, conclui-se que o protótipo é funcional e apresenta potencial para auxiliar profissionais da saúde no ajuste preciso de tratamentos com faixas elásticas. O sistema será utilizado futuramente em estudos clínicos de longo prazo, com pacientes reais, para avaliar sua efetividade na mensuração da pressão durante terapias de reabilitação voltadas à estabilização dos tremores causados pela Doença de Parkinson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas
Biografia do Autor

Sérgio Campello Oliveira, UPE

Sérgio Campello Oliveira possui graduação em Engenharia Eletrônica ((2001), Mestrado (2004) e doutorado (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Pernambuco na Graduação em Engenharia de Computação. Esteve por cinco anos (2008 - 2013) na coordenação ou vice-coordenação de graduação em Engenharia da Computação na Escola Politécnica de Pernambuco ? UPE e por um ano Gerente interino do Departamento do Sistemas e Computação. Atuou por um ano (2015) como Gerente da Divisão de Pesquisa da Escola politécnica de Pernambuco. Ocupou durante dois anos (2016-2017) a Coordenação Geral de Pós-Graduação da UPE e a Vice-Coordenação do Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas. Foi Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE entre 2019 e 2022 e Membro do Diretório Nacional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação representando o segmento das Universidades Estaduais nos anos de 2020 e 2021. Atualmente, desde jun 2022, é vice-diretor da Escola Politécnica de Pernambuco na Universidade de Pernambuco. Atuou (2009-2013) como pesquisador no PPGEC - Programa de Mestrado em Engenharia da Computação e atua (desde 2010) no PPGES - Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sensores Ópticos, Sensores biomédicos e Sistemas Embarcados.