Experiência de Ensino Baseado em Projetos para o Curso de Engenharia Civil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vinícius Dias Ferreira
Pedro Eugênio Silva de Oliveira

Resumo

O artigo aborda a lacuna entre a teoria acadêmica e a prática profissional no ensino de engenharia no Brasil e propõe a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning – PjBL) como alternativa para ampliar o engajamento discente e a assimilação do conhecimento. O foco recai sobre o sistema misto de fundações denominado radier estaqueado — solução não explicitamente contemplada pela NBR 6122 — contextualizando suas aplicações, vantagens (redução de recalques e/ou aumento da capacidade de carga) e referências clássicas. Em uma disciplina eletiva na Escola Politécnica de Pernambuco, o objetivo foi projetar e ensaiar, em escala reduzida, um protótipo de radier estaqueado que reproduzisse o comportamento real, utilizando materiais e instrumentação de laboratório. O método seguiu as cinco etapas do PjBL: (i) seleção do problema (fundações para edifícios de múltiplos pavimentos); (ii) investigação (revisão, banco de casos, definição de materiais e dispositivos); (iii) colaboração (papéis distribuídos entre relato, escrita, documentação e execução); (iv) uso de tecnologias (instrumentação com extensômetros, modelagem BIM e análise por MEF); e (v) produto (ensaios comparativos e apresentações). Um questionário aplicado aos alunos avaliou dimensões técnico-científicas e socioemocionais. Os resultados indicam que o protótipo foi construído e validado com êxito: a inclusão das estacas reduziu os recalques para o mesmo nível de carregamento, apresentando respostas estáveis e reprodutíveis. O sistema foi replicado em quatro caixas de ensaio e originou uma competição acadêmica interna, potencializando o engajamento. Observou-se o desenvolvimento de competências técnicas (dimensionamento preliminar de fundações, instrumentação e interpretação de dados) e de habilidades socioemocionais (trabalho em equipe, comunicação e senso de pertencimento). Conclui-se que o PjBL em geotecnia é viável e eficaz para integrar teoria e prática, e que o aparato experimental pode servir como plataforma contínua de ensino e pesquisa, reforçando a necessidade de diretrizes nacionais para o radier estaqueado. A partir do questionário, foi possível observar que os alunos se sentiram mais motivados para desenvolver as atividades propostas. Isso evidencia que, além do resultado técnico favorável, a metodologia intensifica o engajamento para a produção coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Pedro Eugênio Silva de Oliveira, Universidade de Pernambuco

Pedro Oliveira é professor adjunto da Escola politécnica de Pernambuco desde 2023, e atua no ensino superior desde 2016.  É graduado em Engenharia Civil pela Unicap, aluno premiado Crea e Odebrecht (2010), e pós graduado com mestrado e doutorado em geotecnia pela UFPE (2013 e 2023).  Tem curso de modelagem em fundações pela USP (2021).  É detentor do prêmio Icarahy da Silveira de melhor dissertação de mestrado em geotecnia do Brasil (2012-2013), Menção Honrosa no Prêmio de Inovação Geojovem (2022). E indicado ao prêmio Costa Nunes de melhor tese de doutorado (2022-2023) todos concedidos pela ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica). Trabalha na área de geotecnia desde 2008, atuando em mais de 800 obras de terra, fundações e estabilização de encostas.