Alternativas compensatórias para drenagem urbana em ponto crítico da Cidade do Recife-PE
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Resumo
O processo de urbanização no Brasil ocorreu sem prever os resultados da ocupação desordenada do solo sobre a drenagem urbana. As mudanças geradas, principalmente com a impermeabilização do solo, fazem com que o solo não permita a percolação das precipitações, gerando um acréscimo no volume e na velocidade do escoamento superficial, diminuindo o tempo de ocorrência dos picos de vazões, e por fim, provocando inundações. Além dos impactos causados pela urbanização (impermeabilização, canalização de riachos urbanos, ocupações irregulares), a cidade do Recife, sendo uma área costeira, possui um sistema de drenagem vulnerável às oscilações da maré e possui baixas cotas em relação ao nível do mar, dificultando a drenagem. Sabendo disto, o presente estudo tem por objetivo realizar uma simulação hidrológica em um ponto crítico de alagamento na Avenida Doutor José Rufino, no bairro do Jiquiá em Recife através do modelo SWMM (Storm Water Management Model) e propor possíveis soluções compensatórias para a drenagem local. Para isto realizou-se primeiramente a modelagem hidrológica da situação atual da rua, calibrando o modelo com base no evento de chuva intensa ocorrido em 09 de maio de 2016. A modelagem foi realizada através dos seguintes parâmetros: subáreas de contribuição ao sistema de drenagem, percentual de impermeabilização do solo, largura equivalente, declividade e taxa de infiltração destas subáreas. As informações necessárias para alimentar o modelo foram coletadas em campo ou obtidas por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB). Também foram compilados os dados de chuva e alturas de maré, optou-se pelo uso dos dados de pluviômetro automático disponibilizados pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) para a estação Areias e para a elaboração da curva de maré utilizou-se os registros obtidos na tábua de maré do Porto do Recife, disponibilizado no site da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). Observou-se para ambos o evento, a ocorrência de maior volume de chuva no momento que antecedia a preamar. Este fato unido à grande porcentagem de área impermeabilizada e aos problemas encontrados na rede de drenagem, como presença de resíduos sólidos e sedimentos nas bocas de lobos e sarjetas, são alguns dos motivos dos alagamentos ocorridos na área. Como resultado da simulação hidrológica, obteve-se o perfil longitudinal da Avenida Doutor José Rufino, onde observou-se que alguns trechos da tubulação de drenagem estavam impedindo o fluxo das águas pluviais, prejudicando o escoamento eficaz ao longo da rede. É possível observar a existência de uma declividade bem acentuada no sentido de deslocamento do fluxo, podendo resultar numa aceleração do tempo de chegada do escoamento ao ponto de alagamento, e em contrapartida, há uma diferença de declividade no sentido inverso ao deslocamento do fluxo das águas. Isso causa uma acumulação das águas pluviais neste trecho, podendo haver o extravasamento da água nos poços de visita e consequentemente um alagamento na área. A partir desta análise, conclui-se que é necessário primeiramente a adequação das cotas de fundo das galerias e o dimensionamento adequado dos trechos, para garantir o escoamento por gravidade de forma eficaz, evitando extravasamento nos poços de visita.
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Edição
Seção
Engenharia Civil