Análise de conteúdos práticos no início dos cursos das elétricas da Escola Politécnica de Pernambuco

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Maria Renata Nascimento dos Santos
Gustavo Oliveira Cavalcanti

Resumo

No início do ensino superior os estudantes sentem dificuldade no aprendizado, que pode ser provocada pela diferença entre as metodologias adotadas pelas instituições, por uma deficiência na formação básica, ou por inúmeros outros aspectos. Essas dificuldades têm como consequência a prorrogação na conclusão da graduação e a evasão. Durante a elaboração ou reforma dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) dos cursos os Plenos precisam buscar respostas e elaborar propostas para reduzir esses índices. A evasão no setor público representa recursos públicos investidos sem retorno e no setor privado perda de receitas. O abandono do curso em ambos os casos pode provocar ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e espaço físico (LOBO et al., 2009). Nos cursos de engenharia 80% da evasão ocorre no primeiro ano do curso (OLIVEIRA, 2013). Com o objetivo de reduzir a evasão foi realizada uma pesquisa para identificar que conteúdos poderiam ser inseridos nos primeiros períodos e promover um primeiro contato com a atuação profissional. O número total de alunos pesquisados foi de 124 num total de 1147 distribuídos entre os três cursos de elétrica oferecidos pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI): eletrônica, eletrotécnica e telecomunicações. Foram realizadas duas pesquisas na POLI, a primeira com alunos dos períodos iniciais (1º e 2º) e a segunda com estudantes a partir do 6º período, todos dos cursos de Engenharia Elétrica (Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações). Os alunos de períodos iniciais foram questionados sobre sua experiência com componentes eletrônicos em laboratório, uso de softwares, tais como, MATLAB, Circuit Maker e Proteus e foram questionados também sobre o interesse de estudar esses conteúdos de forma introdutória. Os alunos do 6º período em diante, foram questionados sobre a dificuldade que tiveram na utilização desses softwares e se a antecipação desse conteúdo seria importante para os próximos ingressantes. Os dois questionários estão disponíveis na Internet (SANTOS, 2016). Todos os alunos Ingressantes pesquisados declararam que os conteúdos devem ser estudados na Engenharia Elétrica e que possuem interesse em estudá-los. Todos os estudantes veteranos ouvidos avaliaram o conteúdo apresentado como imprescindível. Eles declararam que acabaram cursando os conteúdos, entretanto de forma espaçada e até mesmo por conta própria uma vez que nas disciplinas esses conteúdos acabem sendo ministrados de forma rápida e pouco aprofundada. A reforma dos PPCs é o momento ideal para a discussão sobre o assunto, uma vez que o conteúdo técnico precisa ser passado de uma forma prática e eficiente aos estudantes. Muitas são as dificuldades, mas com as instituições e os docentes envolvidos, os alunos podem desenvolver habilidades para o estudo e assim poder concluir o curso no tempo previsto e com baixa taxa de abandono. Os resultados mostraram que mesmos quando o aluno já possui conteúdo prévio de determinado conteúdo, eles poderão ter dificuldades na graduação. Esses conteúdos devem ainda ser abordados com foco na resolução de problemas, para estimular os alunos e reduzir a evasão.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

OLIVEIRA, V. F. – Análise: Estudos mostram que cerca de 80% da evasão ocorre no primeiro ano – Julho, 2013. Disponível em: . Acessado em: 22/05/2016.

LOBO, R. L.; FILHO, S., LOBO, M. B. – Evasão no Ensino Superior: Causas e Remédios – Junho, 2009. Disponível em: . Acessado em: 17/05/2016.

SANTOS, M. R. N. Questionário aplicado aos estudantes da Escola Politécnica de Pernambuco Iniciantes e Veteranos, 2016. Disponível em: Iniciante: ; Veteranos: . Acessado em 03/06/2016.

SILVESTRE, E. Pela primeira vez, engenharia recebe mais calouros que curso de direito. Disponível em: Acesso em: 05/04/2016.