Projeto Padrinhos: compromisso social da POLI/UPE face os desafios acadêmicos na atualidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Felipe Rogério de Siqueira Silva
Anna Lucia Miranda Costa
Arthur Moura Arruda
Mariane Gervásio Ewen

Resumo

O projeto objetiva reafirmar o compromisso social da POLI ao estreitar relações com escolas de Ensino Médio com intuito de direcionar a trajetória do candidato ao curso de engenharia antes mesmo de sua entrada na Instituição. Esta ação promove uma efetiva adaptação do ingressante ao cotidiano universitário na perspectiva de amenizar o impacto resultante da chegada ao novo contexto. Acredita-se, assim como Martincowski (2013), que um desempenho acadêmico satisfatório mantém uma relação significativa com a condição emocional do individuo. A metodologia adotada contempla as versões interna e externa: formação da Equipe de Coordenação (renovada anualmente); formação da Equipe Padrinhos (veteranos da POLI); identificação das escolas; realização de Roda de Conversa e visitas técnicas. Após a identificação dos pretensos candidatos (durante encontros ocorridos nas escolas), inicia-se processo de monitoramento virtual (‘adoção’) da trajetória destes estudantes até a universidade. Confirmada a matrícula do ingressante, inicia-se o monitoramento do desempenho acadêmico nas disciplinas do primeiro período que detém os maiores índices de retenção. Na Planilha de Monitoramento são registrados: perfil do ingressante; escola de origem; participação no curso de Matemática Básica; participação nas monitorias e grupos de estudos e resultados das avaliações. A trajetória percorrida pelo Projeto Padrinho aponta como resultados: na versão interna foram adotados por veteranos em 2013, 249 ingressantes de 496 matriculados; em 2014, foram 385 dos 415; em 2015, 446 dos 478; em 2016, 463 dos 463. Outro resultado importante é observado no desempenho das registradas na Planilha a partir de 2015: exemplo, em Cálculo I (2015.2) 58% de aprovação e em 2016.1, 62%. Gradativamente, os dados referentes às notas são identificados com tempo hábil para que a coordenação do projeto intensifique ações em favor da aprendizagem. Em sua versão externa iniciada efetivamente a partir de 2014, o projeto registra como resultado: em 2014, parceria com quatro escolas, com atendimento a 453 estudantes; em 2015, mais três escolas contempladas e 264 estudantes; em 2016, mais quatro escolas parceiras e 113 estudantes. Eles são considerados pelo projeto como pretensos candidatos, não há como afirmar que todos se tornarão ingressantes da POLI. Estes resultados parciais sinalizam a relevância do projeto e chamam atenção da comunidade acadêmica para o compromisso social que a Instituição assume: o de garantir o clima acolhedor e a humanização do ensino. É certo que há muito o que fazer. É necessário um olhar mais cuidadoso sobre a cultura avaliativa vivenciada na POLI, assim como o reconhecimento das concepções que norteiam o fazer pedagógico. No entanto, a participação de mais de 1.600 veteranos que voluntariamente se inscreveram para atuar como padrinhos é um indicador positivo que fortalece a Equipe e motiva o redirecionamento das ações.PALAVRAS-CHAVES: Desafios acadêmicos. Evasão e retenção. Cotidiano universitário. Avaliação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

MARTINCOWSKI, T.M. A inserção do aluno iniciante de graduação no universo autoral: a leitura interpretativa e a formação de arquivos. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 6 v. 6 n. 12, p. 129-140, jan-jun 2013 ISSN: 1982-4440