Semana Do Estudante Ingressante

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marina Pimentel de Andrade Pereira
Anna Lucia Miranda Costa
Leonardo Santos Cavalcanti
Maria Irene Marçal de Moura

Resumo

Este trabalho anuncia o resultado de uma ação que objetiva acolher e inserir estudantes ingressantes dos cursos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE, ao novo contexto universitário. Esta ação é subsidiada pelas contribuições de Martincowski (2013), Texeira, Dias, Wottrich e Oliveira (2008) e outros que ressaltam a relação existente entre o desempenho acadêmico satisfatório e a condição emocional do indivíduo. Acreditando nessa premissa, a Semana do Estudante Ingressante - SEI é promovida por se saber que irá influenciar de forma positiva na trajetória acadêmica do ingressante, contribuindo prioritariamente para o bom desempenho nas disciplinas do primeiro período. Ocorrendo sempre na segunda semana do início de cada semestre letivo, a SEI acolheu em 2016, 462 novos universitários. O percurso metodológico traçado pela SEI contempla seu planejamento e execução: 1) formação da equipe de coordenação da ação por estudantes veteranos. Nesta equipe, cada um dos sete cursos de engenharia é representado por um estudante; 2) planejamento da ação, considerando o resultado das avaliações da edição anterior. Destaca-se que o diferencial da SEI é a promoção de um momento exclusivo para cada um dos sete cursos de engenharia; 3) agendamento e confirmação da participação dos coordenadores do ciclo profissionalizante (momento considerado inovador, por permitir que o ingressante adquira informações especificas do curso transmitidas pelo próprio coordenador, além de saber  um pouco mais do que será encontrado e vivenciado durante o curso; 4) agendamento e socialização de projetos de extensão da POLI. Estratégia que objetiva viabilizar a inserção do ingressante em um dos projetos apresentados; 5) aplicação e análise dos questionários para avaliação da SEI. Como perspectiva de resultado, a equipe de coordenação da SEI registra: a identificação do perfil do estudante ingressante da POLI; adaptação deste estudante ao novo contexto acadêmico; envolvimento efetivo do coordenador do ciclo profissionalizante com a adaptação do ingressante; divulgação de informações referentes as pesquisas e os projetos de extensão desenvolvidos. Junta-se a estes resultados o percentual de 100% das avaliações dos ingressantes que aprovaram a iniciativa, reafirmando sua relevância. Os resultados obtidos a partir das duas edições da SEI indicam onde estão os acertos e os erros e auxiliam na organização de novas estratégias e ações para que o universitário ingressante se sinta acolhido e inserido no ambiente acadêmico. Sinalizam ainda que a participação do veterano enquanto protagonista estudantil contribui sobremaneira para sua formação acadêmica e profissional.PALAVRAS-CHAVES: Ingressantes universitários. Cotidiano acadêmico. Protagonismo estudantil. Avaliação da aprendizagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

MARTINCOWSKI, T.M. A inserção do aluno iniciante de graduação no universo autoral: a leitura interpretativa e a formação de arquivos. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 6 v. 6 n. 12, p. 129-140, jan-jun 2013 ISSN: 1982-4440. Disponível em http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/508/209. Acesso em 03/04/2014.
TEXEIRA, M. A. P. DIAS, A.C.G. WOTTRICH, S. OLIVEIRA, A. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). V.12 N.01 jan-jun 2008 pag.85-202 Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf. Acesso em 03/04/2014.