Análise de viabilidade técnica para a execução de um pavimento em concreto permeável com adição de RCD-R no subleito e na camada de base do sistema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nara Almeida
Yêda Póvoas
José Orlando Vieira Filho

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo estudar a viabilidade técnica de execução de um pavimento em concreto permeável com adição de Resíduos de Construção e Demolição Reciclados (RCD-R) no subleito e na camada de base do sistema. As principais justificativas para o desenvolvimento da pesquisa apoiam-se na necessidade, cada vez maior, de reuso de RCD, nas altas taxas de escoamento superficial apresentadas em diversos centros urbanos do país e no elevado coeficiente de permeabilidade (k = 10-3 m/s) exigido pela norma brasileira recém-publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 16416 (2015), para solos de subleito em sistemas de pavimentação em concreto permeável. Tomar-se-á como estudo de caso específico o parque de estacionamento da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE) e o procedimento metodológico adotado pode ser dividido em duas etapas. A primeira delas fundamenta-se na caracterização e análise dos materiais que irão compor o subleito e a camada de base do sistema a partir da execução de ensaios laboratoriais. A segunda concentra-se no cálculo do dimensionamento de cada camada do pavimento, a partir dos resultados dos ensaios da primeira etapa e dos dados pluviométricos da cidade do Recife. O subleito e a base do sistema serão compostos de acordo com os resultados dos ensaios desta pesquisa. A camada de revestimento em concreto permeável tomará como parâmetro os procedimentos propostos por Batezini (2016) e a eficácia hidráulica do pavimento será testada mediante requisitos contidos na ABNT NBR 16416 (2015). Até o presente momento, foram desenvolvidos ensaios laboratoriais com um Agregado Reciclado de Concreto (ARC), comercializado como areia grossa, que deverá substituir o subleito do sistema. Os resultados indicam que, mecanicamente, o resíduo pode ser empregado nesta camada de pavimentação, desde que a quantidade de material passante na peneira de abertura de 0,42mm, que representa mais da metade da amostra, seja reduzido para 10 a 40% do total. Hidraulicamente, o RCD-R apontou coeficiente de permeabilidade (k) igual a 4,48 x 10-6 m/s. Segundo a ABNT NBR 16416 (2015), o resíduo em questão pode ser utilizado em subleitos de pavimentos em concreto permeável, desde que o sistema seja de infiltração parcial ou sem infiltração. A ACI 522 R (2010), contudo, permite que o material seja empregado também em sistemas de infiltração total, contanto que este assuma uma profundidade mínima de 1,20m. Os ensaios com o material da base se encontram em desenvolvimento. Contudo, o resíduo analisado é um Agregado Reciclado Misto (ARM), comercializado como brita 19mm. Espera-se que os demais resultados dos testes de laboratório denotem a adequabilidade dos materiais empregados, em termos hidráulicos e mecânicos, simultaneamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI 522R: Report on Pervious Concrete. Farmington Hills, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16416: Pavimentos permeáveis de concreto - Requisitos e procedimentos. Rio de Janeiro, 2015.

BATEZINI, R.; CURVO, F.; BALBO, J.T.. Estudo sobre o comportamento
hidráulico de concretos permeáveis em laboratório e em campo. In: ANPET, 30., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPET, 2016.