Diagnóstico do processo de manutenção predial em instituição de gestão pública: estudo de caso

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Gabriela Alves Tenório de Morais
Alberto Casado Lordsleem Jr.

Resumo

As edificações são planejadas para atender às necessidades de seus usuários por um longo período de tempo, porém, é natural que sofram desgastes ao longo de sua vida útil (CASTRO, 2007; FERREIRA, 2010; ABNT, 2012; SILVA, 2014). A manutenção predial se insere nesse contexto como ferramenta para manter a funcionalidade e habitabilidade das edificações garantindo a segurança e o conforto dos usuários. Assim como as indústrias necessitam de manutenção constante em seus equipamentos, as edificações também precisam de manutenção para promover a conservação dos sistemas que as compõem (CARLINO, 2012).  No entanto, no Brasil, a manutenção predial ainda é enfrentada com cunho emergencial, agindo sempre de forma a corrigir os problemas ao invés de evitar a ocorrência dos mesmos. A omissão em relação à manutenção das edificações pode ser ilustrada pelos frequentes casos de imóveis que são retirados de serviço muito antes de cumprida sua vida útil (SILVA, 2014). No setor público, as práticas de manutenção são diretamente afetadas pela escassez de recursos financeiros e de mão-de-obra, bem como pelas barreiras impostas pela exagerada burocratização dos processos de aquisição de materiais e contratação de pessoal. Somando-se a isso, os processos licitatórios que sobrepõem o menor preço à qualidade. Ademais, o setor público, diferentemente do privado, não vivencia a competitividade, além de não existir diferenciação dos funcionários quanto à produtividade. Portanto, é clara a necessidade do desenvolvimento de pesquisas visando ampliar o conhecimento sobre o tema supracitado e contribuir para melhoria das práticas adotadas. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo principal realizar o diagnóstico do processo de manutenção predial em uma instituição de gestão pública através de um estudo de caso. A coleta de dados envolveu entrevistas e análise do banco de dados de solicitações de manutenção da instituição. Como resultado deste diagnóstico, verificou-se que a taxa de atendimento média das solicitações recebidas é de 87% e que os serviços que representam as maiores demandas são referentes aos sistemas de refrigeração, instalações elétricas e hidrossanitárias, os quais somados representam 55% das solicitações. Ademais, verificou-se a necessidade de uma melhor estruturação do sistema de recebimento de solicitações e maior rigor quanto à qualidade dos serviços executados. Como contribuição nessa área de estudo, a metodologia adotada e os valores obtidos servirão de referência para o subsetor de manutenção de edificações e parâmetro comparativo para iniciativas semelhantes. Palavras-chave: manutenção predial; gestão da manutenção; serviço público; indicadores.

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Seção
Engenharia Civil

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674: Manutenção de edificações – procedimento. Rio de Janeiro, 2012.

CARLINO, A.E. Melhorias dos Processos de Manutenção em Prédios Públicos. 2012. 170p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos. São Paulo, 2012.

CASTRO, U.R. Importância da Manutenção Predial Preventiva e as Ferramentas para sua Execução. 2007. 44 p. Monografia (Especialização) - Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, 2007.

FERREIRA, H.C. A Manutenção Predial em Face a Norma NBR 5674/1999 – Manutenção de Edificações – Procedimento. 2010. 40p. Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, 2010.

SILVA, G.O. Proposta de Metodologia de Manutenção Predial. 2014. 119p. Monografia (Conclusão de Curso) – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Brasília, 2014.