Análise de Ocorrências como Auxílio da Manutenção de um Sistema Elétrico de Subtransmissão
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Resumo
Manter uma qualidade aceitável do serviço de distribuição de energia tem se tornado um grande desafio para as empresas atuantes no mercado, haja vista a crise financeira na qual o país se encontra. Falhas no sistema podem causar prejuízos econômicos e na imagem da companhia (CATRINU; NORDGÅRD, 2009). Com recursos cada vez mais escassos e com uma exigência maior anos a fio por parte de consumidores e do órgão regulador, é necessário a busca progressiva por procedimentos que aliem um ótimo desempenho do sistema com um risco aceitável (BROWN; HUMPHREY, 2005). O objetivo é desenvolver um método, a partir de um estudo do histórico de ocorrências, que seja mais uma ferramenta a auxiliar nas tomadas de decisão da gestão na manutenção. Os dados sobre as ocorrências reais da subtransmissão de uma distribuidora de energia foram coletados, analisados e tratados, incluindo as informações sobre o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) de cada ocorrência, do período de janeiro de 2012 a agosto de 2015, formando um banco de dados. A análise das informações sobre as ocorrências visou identificar em qual equipamento ocorreu a falha. O tratamento foi necessário porque este estudo limita-se aos principais equipamentos das subestações, partes do sistema de potência que incluem chaves e disjuntores de linhas de transmissão e distribuição, podendo incluir transformadores (IEC, 1983); excluindo ocorrências originadas em linhas de transmissão. A partir disso, será criada uma ferramenta operacional que, por meio de um método estatístico de regressão, fará previsões para a contribuição de cada tipo de equipamento para o DEC da empresa, possibilitando que sejam tomadas atitudes preventivas mais assertivas a fim de evitar que esses números se concretizem, otimizando o uso dos recursos humanos e orçamentários. Consequentemente, evitando prejuízos aos consumidores, garantindo sua satisfação, que é parte importante do negócio (HILBER, 2008), e favorecendo a imagem da empresa perante à sociedade. Além disso, espera-se que essa ferramenta possa ser alimentada constantemente com novos dados, tornando as previsões mais assertivas e continuamente disponíveis. Conclui-se que, considerando que as informações do banco de dados da empresa são confiáveis e desconsiderando os tipos de falhas, que podem ser externas (causadas por fenômenos da natureza, não controláveis) e internas (intrínsecas ao equipamento, controláveis) (BERTLING et al., 2007), e as variadas causas, a ferramenta proposta é válida como mais um método que, aliado a outros já existentes, auxilia o gestor dos ativos a tomar decisões porque oferece uma previsão objetiva da situação de cada tipo de equipamento.
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Edição
Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)
Referências
BERTLING, Lina et al. Tutorial book on Asset Management - Maintenance and Replacement Strategies. Estocolmo: Royal Institute Of Technology, 2007. 108 p.
BROWN, Richard E.; HUMPHREY, Bruce G. (Ed.). Asset Management for Transmission and Distribuition: Balancing Performance, Cost and Risk. Ieee Power & Energy Magazine, [s.l.], p.39-45, maio 2005. Bimestral.
CATRINU, M.d.; NORDGÅRD, D.e.. Incorporating risk analysis and multi-criteria decision making in electricity distribution system asset management. In: BRIS, Radim; SOARES, Guedes; MARTORELL, Sebastian. Reliability, Risk and Safety: Theory and Applications. [S. l.]: Crc Press, 2009. p. 393-400.
HILBER, Patrik. Maintenance Optimization for Power Distribuition Systems. Estocolmo: Royal Institute Of Technology, 2008. 68 p.
INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMISSION (IEC). Generation, transmission and distribuition of eletricity - Substations. In: INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMISSION (IEC). International Electrotechnical Vocabulary. Genebra: IEC, 1983. Cap. 605. p. 1-52.
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