Curso de Matemática Básica da Poli

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Luciana Cassia Lima
Rafael Assis Rodrigues
José Roberto Cavalcanti
Anna Lucia Miranda Costa

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais do Curso de Matemática Básica que objetiva reduzir os elevados índices de evasão e retenção nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e Geometria Analítica, no primeiro período dos cursos de Engenharia. A Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI, no ano de 2010, ofertou a primeira edição do Curso como estratégia metodológica direcionada aos estudantes ingressantes de forma que pudessem ampliar o conhecimento referente à matemática básica. O Curso em suas primeiras edições foi ofertado durante as férias acadêmicas promovendo a revisão dos conhecimentos de matemática trabalhados na Educação Básica, relacionando-os com os conteúdos que posteriormente seriam utilizados nas disciplinas citadas. O critério utilizado pela Instituição para promoção do remanejamento resultou na reformulação do calendário do Curso, de forma que ingressantes remanejados após o início das aulas pudessem participar. Com o intuito de atender ao número total de ingressantes que se matriculam na POLI por semestre (280 estudantes) o período de realização do Curso foi modificado passando a ser disponibilizado na 3° semana do mês de início das aulas. Com a mudança, foi registrado melhor aproveitamento e efetiva participação: 131 no ano de 2010 para 296 inscritos em 2016. No primeiro dia de aula, os ingressantes são convidados a se inscreverem no Curso através de uma plataforma online no site da Instituição. A partir do quantitativo de inscritos são selecionados monitores também graduandos das engenharias com histórico de bom desempenho nas referidas disciplinas para ministrar as aulas. Orientados pela coordenação do Curso, os monitores se reúnem para a elaboração do planejamento pedagógico traçando os conteúdos, de acordo com os livros de Stewart e Leithold, adotados pelos professores das disciplinas citadas anteriormente, e a metodologia a ser utilizada. Os inscritos são submetidos a duas avaliações de nivelamento, no primeiro e no último dia de aula, sendo esta uma estratégia utilizada para comparativo dos desempenhos obtidos pelas turmas. Na Edição de 2016.2, foi oferecido um diferencial e um recurso motivacional aos estudantes que tiveram frequência igual ou superior a 75%: um certificado com carga horária de extensão para ser computada como atividade complementar. Em relação à primeira edição, se percebe um aumento gradativo de inscritos em virtude do redirecionamento das atividades, das avaliações dos participantes e das reuniões para planejamento. Até o momento, o Curso contemplou mais de 1.200 ingressantes, promovendo a participação de mais de 20 monitores que são convidados. Enquanto protagonistas estudantis, estes monitores desenvolveram habilidades relevantes às suas respectivas qualificações profissionais e atuaram cientes de que a responsabilidade social é elemento inerente à formação. É certo afirmar que o Curso de Matemática Básica é de fundamental importância uma vez que intenciona diminuir o índice de evasões e retenções no primeiro período dos cursos da POLI. Foi observado um aumento do número de estudantes no ciclo profissionalizante, comprovando a diminuição da retenção no ciclo básico da Instituição. Estas constatações despertaram interesse pela realização de uma pesquisa mais aprofundada sobre o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes da POLI.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

STEWART, James. Cálculo, volume 1, editora Pioneira, 6ª edição, São Paulo 2009

LEITHOLD, Louis. Cálculo com Geometria Analítica, Vol 1. Ed. Harbra, São Paulo, 1994