Métodos de Estimação de Parâmetros de Weibull para Análise da Complementaridade Hidro-Eólica no Sertão Pernambucano

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pedro Henrique Meira de Araújo
Ricardo Levi Piancó
Manoel Henrique da Nóbrega Marinho

Resumo

A matriz energética brasileira, seguindo a tendência mundial, encontra-se com a utilização das energias renováveis em franco crescimento. A geração de energia eólica no país está em crescimento, com 10GW de potência instalada em Agosto de 2016. Para fins de cálculo de previsibilidade de energia eólica, utiliza-se de maneira crescente a distribuição de probabilidade de Weibull (MARINHO e AQUINO, 2009). A mesma é uma distribuição biparamétrica. Pode-se realizar a análise dos métodos de obtenção dos parâmetros de Weibull de modo a aperfeiçoar a previsibilidade da produção de energia eólica (ROCHA; SOUSA; ANDRADE; SILVA, 2012). Utilizaram-se dados de velocidade média dos ventos do município pernambucano de Triunfo, no Nordeste brasileiro. A série histórica de dados foi medida por estações anemométricas a 10 metros de altura entre Janeiro/2005 a Dezembro/2015. Após tratamento estatístico, os dados foram inseridos em três diferentes métodos de obtenção dos parâmetros de Weibull: Empírico (E), Energia Padrão (EP) e Mediana e Quartis (MQ). Teste estatístico da raiz do erro médio quadrático (RMSE, em inglês) foi utilizado. Realizou-se o cálculo da previsibilidade de geração eólica para a cidade de Triunfo, conforme os valores de parâmetros obtidos através do MQ. Posteriormente foi estudada a complementaridade hidro-eólica em relação à energia elétrica produzida pela vazão do rio Sobradinho.  Os Métodos E, EP e MQ apresentaram, segundo o teste estatístico RMSE, diferentes valores de erros. Logo, conclui-se que o método MQ apresenta-se como mais adequado para obtenção dos parâmetros da distribuição de probabilidade de Weibull na região estudada. O cálculo de produção eólica revelou uma produção média de 6,6 GW. O fator de capacidade obtido alcançou o valor de 30%. A produtividade de 6,6 GW equivale a uma vazão média de 298,80 m3/s, o que representa um acréscimo de 11,09% na vazão média do Rio Sobradinho. Estudo demonstrou que, para fins de cálculo dos parâmetros da distribuição de probabilidade Weibull com os dados provenientes da cidade de Triunfo, o método MQ é mais indicado em relação aos métodos E e EP. Logo, este método apresenta como consequência a determinação de previsão de energia eólica com maior verossimilhança para a localidade estudada. O município de Triunfo demonstra viabilidade eólica e econômica para implantação do sistema de produção de energia elétrica oriundo da velocidade dos ventos. Importante ressaltar que o acréscimo de 11,09% na vazão média do Rio Sobradinho pode ser utilizado para outras funções relativas ao rio, como irrigação e navegação.Palavras-chave: Energia Eólica; Estatística; Distribuição Weibull; Complementaridade hidro-eólica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas
Biografia do Autor

Pedro Henrique Meira de Araújo, Universidade de Pernambuco

Aluno do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas PPGES - UPE.

Ricardo Levi Piancó, Universidade de Pernambuco

Aluno de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco.

Manoel Henrique da Nóbrega Marinho, Universidade de Pernambuco

Professor da Universidade de Pernambuco.

Referências

MARINHO, M. H. N.; AQUINO, R. R. B. Oferta de Energia Através da Complementariedade Sazonal Hidro-Eólica. PCH Notícias & SHP News, Ano 11.n. 40, p. 26-42, 2009. ISSN 1676-0220.



ROCHA, P. A. C.; SOUSA, R. C.; ANDRADE, C. F.; SILVA, M. E. V. Comparison of seven numerical methods for determining Weibull parameters for wind energy generation in the northeast region of Brazil. Applied Energy ,vol. 89, n. 1, pp. 395 – 400, 2012.