Impacto Hidrológico da Impermeabilização do Solo em Área da Cidade do Recife

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Manuella Catarina Lima Cavalcanti
Simone Rosa da Silva

Resumo

Esse trabalho se propõe a analisar o impacto do aumento da área de solo impermeabilizado no escoamento superficial de um ponto crítico de alagamento na cidade do Recife. Foi feito inicialmente um levantamento dos pontos críticos de alagamento da cidade de modo que um deles fornecesse subsídios suficientes para a análise desejada. A partir do estudo realizado por Moura (2014), foi identificado o ponto localizado no bairro de Boa Viagem, no cruzamento das ruas José Brandão e Francisco da Cunha, para o qual existiam dados que relacionassem os avanços da urbanização na região com o aumento da taxa de impermeabilização do solo. Esse ponto foi escolhido para o desenvolvimento dessa pesquisa, e, de posse dos seus dados de urbanização, levantou-se o método mais adequado para os cálculos de vazão de escoamento superficial (runoff). Canholi (2005), Justino et al (2011), Moura (2014), Recesa (2008) e Tucci et al (2003) recomendam que para regiões de pequena extensão de área, como é a região escolhida, a aplicação do Método Racional. As vazões de runoff foram então calculadas de acordo com o método racional, analisando a evolução do coeficiente de escoamento superficial entre dois momentos históricos: 1970 e 2007. Para os cálculos realizados, foram levantadas as variáveis: precipitação média máxima para um tempo de retorno de dois anos, área de contribuição para o escoamento superficial do ponto escolhido e coeficientes de escoamento superficial relativos a cada momento histórico. De posse dos resultados, o que se percebeu durante a análise foi um aumento significativo no runoff, quase o dobro, correspondendo a um aumento de 97% na taxa de impermeabilização do solo devido, sobretudo, ao processo de urbanização. Portanto, tendo em vista a ausência de intervenções significativas nos sistemas de micro e macrodrenagem da região, nota-se que grande parte dos alagamentos hoje observados se devem principalmente à sobrecarga desses sistemas devido ao aumento do escoamento superficial. Palavras-chave: Drenagem urbana; Impactos da Urbanização; Recife; Boa Viagem  

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Manuella Catarina Lima Cavalcanti, Universidade de Pernambuco

Graduanda do Curso de Engenharia Civil – Universidade de Pernambuco/Campus POLI

Simone Rosa da Silva, Universidade de Pernambuco

Professora do Curso de Engenharia Civil – Universidade de Pernambuco/Campus POLI

Referências

CANHOLI, A. P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. Editora: Oficina de Textos, São Paulo, 2005. 302p.

JUSTINO, E. A., PAULA, H. M., PAIVA, E. C. R. Análise do efeito da impermeabilização dos solos urbanos na drenagem de água pluvial no município de Uberlândia-MG. Espaço em Revista, Goiás, v. 13, n. 2, p. 16-38, Jul/Dez, 2011. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/espaco/article/download/16884/10333>. Acesso em: 10 nov. 2014.

MOURA, E. F. S. Estudo do grau de impermeabilização do solo e propostas de técnicas de drenagem urbana sustentável em área do Recife – PE. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental) – Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2014.

RECESA. Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (org). Águas Pluviais: planejamento setorial de drenagem urbana: guia do profissional em treinamento: nível 2. Salvador, 2008. 95p. Disponível em: < http://www.unipacvaledoaco.com.br/ArquivosDiversos/planejamento_setorial_de_drenagem_urbana.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2015.

TUCCI, C. E. M., BERTONI, J. C. Inundações Urbanas na América do Sul. 1. ed. Porto Alegre: ABRH, 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2014.