Física da Sociedade: Modelo do Voto da Maioria
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O modelo sociofísico do Voto da Maioria em redes bidimensionais quadradas foi revisado e caracterizado utilizando simulações computacionais. A Sociofísica é o campo da Física que analisa a sociedade e fenômenos sociais através de métodos matemáticos, computacionais e estatísticos. Os processos sociais que são estudados em Sociofísica variam desde aplicação em biologia, como o espalhamento de doenças, até a propagação de uma informação em uma sociedade, como a formação de opiniões. Com o avanço tecnológico e a acessibilidade a computadores, as simulações computacionais tem sido uma escolha natural para investigar a dinâmica dessa classe de problemas de propagação. O Modelo do Voto da Maioria é um modelo de dinâmica de opinião de uma população, onde a probabilidade de um indivíduo discordar da maioria dos seus vizinhos é igual q, chamada de variável de ruído (OLIVEIRA, 1992; OLIVEIRA et. al., 1993). Nesse modelo, a opinião de um indivíduo em uma sociedade está associada a uma variável de spin, que pode assumir apenas dois valores, σi = ±1, onde cada valor representa uma opinião favorável ou contrária a um determinado tema. Utilizando o método Monte Carlo, a dinâmica do sistema foi caracterizada através do cálculo de grandezas como magnetização, susceptibilidade e cumulante de Binder de quarta ordem. Com os dados obtidos, o comportamento do sistema em função do tempo foi investigado, bem como a dependência das grandezas calculadas com a variação da probabilidade q e com o tamanho dos sistemas simulados. Além disso, a presença de uma transição de fase ordem-desordem também foi analisada em função do valor crítico da probabilidade de ruído q. O estudo desse modelo servirá de base para simular sistemas sociais dinâmicos em redes de interação de maior complexidade (VILELA, 2007). Este trabalho está sendo apoiado por recursos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Palavras-chave: Sociofísica; Simulação Monte Carlo; Transições de Fase; Escalamento de Tamanho Finito.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Civil
Referências
M. J. DE OLIVEIRA. Isotropic majority-vote model on a square lattice. J. Stat. Phys. 66, 273 (1992).
M. J. DE OLIVEIRA, J. F. F. MENDES, M. A. SANTOS. Non-equilibrium spin models with Ising universal behavior. J. Phys. A: Math. Gen. 26, 2317 (1993).
A. L. M. VILELA. Modelo do voto da maioria para uma rede com diferentes agentes. Recife: UFPE, 2007.
M. J. DE OLIVEIRA, J. F. F. MENDES, M. A. SANTOS. Non-equilibrium spin models with Ising universal behavior. J. Phys. A: Math. Gen. 26, 2317 (1993).
A. L. M. VILELA. Modelo do voto da maioria para uma rede com diferentes agentes. Recife: UFPE, 2007.