Análise das inundações urbanas estudo de caso do cruzamento da Av. Recife com a Av. Dom Helder Câmara

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Alberes Dias

Resumo

Análise das Inundações Urbanas: Estudo de Caso do Entorno do Cruzamento da Av. Recife com a Av. Dom HelderAlberes Dias de Morais Filho, graduando em Engenharia Civil (alberesdiaspe@hotmail.com)Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral, docente (jcabral.upe@gmail.com) Os alagamentos urbanos podem ser classificados em dois tipos: os causados pela urbanização e as inundações ribeirinhas. Na primeira aumenta-se o escoamento superficial direto e consequentemente a rede de drenagem da bacia hidrográfica do local fica sujeita a vazões que superam sua capacidade. A segunda surge com o problema das ocupações dos leitos maiores dos rios, estreitando a calha destes. Segundo dados Emlurb (2014), Recife possui 113 pontos críticos de alagamentos no sistema viário, sendo 33 nas vias principais. Dentre estes destaca-se o do entorno do cruzamento da Av. Recife com a Av. Dom Helder Câmara, Ipsep, objeto de estudo deste trabalho. A Av. Recife é uma das principais vias da capital pernambucana, pois além de dar acesso ao Aeroporto dos Guararapes, segundo dados da Emlurb (2011), possui o segundo maior volume médio de tráfego diário, entre as principais vias da cidade, atualmente. O objetivo deste trabalho é basicamente analisar a eficiência do sistema de drenagem forçada implantado neste cruzamento e apresentar um diagnóstico das inundações que atingem a localidade bem como as soluções dos problemas identificados. O presente trabalho foi realizado iniciando por uma pesquisa bibliográfica levantando-se os dados teóricos para o desenvolvimento do trabalho. Para o cálculo das precipitações foi utilizado a equação IDF atualizada do Recife disponível na versão preliminar do novo Plano Diretor de Drenagem Urbana (2016). Posteriormente foi realizado o levantamento de toda a documentação necessária junto à Emlurb. Os dados topográficos foram levantados através do Sistema de Informações Geográficas do Recife – ESIG. E ainda foram realizadas visitas em campo para se analisar as condições reais de funcionamento da estação elevatória e para identificar a bacia de contribuição pluvial da mesma. Desta forma foram apresentadas as causas que contribuem para que a área de estudo continue sofrendo com as inundações mesmo após a implantação da estação elevatória. Os resultados encontrados mostraram que o sistema de drenagem forçada atende às vazões de águas pluviais de sua bacia, contudo, há um grupo de galerias interligadas ao Rio Tejipió e ao Canal Vila Arquiteta Maria Lúcia que se encontravam abaixo da cota de maré, o que gera retorno pelas mesmas, provocando as inundações locais devido a uma carga não prevista no cálculo do sistema de drenagem. A solução proposta foi a implantação de válvulas unidirecionais tipo “flap” e uma estação elevatória com comporta no fim deste Canal. Com isso concluiu-se que os problemas de alagamentos são devidos ao remanso da maré e a cheia  do Rio Tejipió, o que ultrapassa os objetivos de projeto da estação elevatória, prejudicando o seu funcionamento da drenagem do local. Vale resaltar que as soluções propostas não são suficientes para se resolver todos os problemas de drenagem da região, mas espera-se os mesmos sejam minimizados, permitindo o correto funcionamento da estação elevatória. Palavras Chaves: Inundações urbanas; alagamentos; Av. Recife; Av. Dom Helder REFERÊNCIASEMLURB. Elaboração e Implantação do Programa de Gerenciamento de Manutenção e Conservação da Rede Viária do Recife: Relatório Final - Fase A. Publicação interna disponível no Setor de Gerência de Drenagem e Pavimentação - GDP, Recife, 2014. EMLURB. Pontos Críticos de Alagamentos. Publicação interna disponível no Setor de Gerência de Drenagem e Pavimentação - GDP, Recife, 2011. EMLURB. Plano Diretor de Drenagem Urbana - Fase Preliminar. Publicação interna disponível no Setor de Unidade Operacional de Gestão e Monitoramento - UOGM, Recife, 2016.

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Seção
Engenharia Civil

Referências

REFERÊNCIAS

EMLURB. Elaboração e Implantação do Programa de Gerenciamento de Manutenção e Conservação da Rede Viária do Recife: Relatório Final - Fase A. Publicação interna disponível no Setor de Gerência de Drenagem e Pavimentação - GDP, Recife, 2014.



EMLURB. Pontos Críticos de Alagamentos. Publicação interna disponível no Setor de Gerência de Drenagem e Pavimentação - GDP, Recife, 2011.



EMLURB. Plano Diretor de Drenagem Urbana - Fase Preliminar. Publicação interna disponível no Setor de Unidade Operacional de Gestão e Monitoramento - UOGM, Recife, 2016.