Desenvolvimento de um kit didático de arduino com transmissão de dados para alunos do ensino fundamental

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Maria M. G. Alcoforado de Lourdes
Marcela da Silva Araújo Dornelas

Resumo

Vive-se em uma sociedade cada vez mais íntima das tecnologias, onde destaca-se a facilidade que as crianças apresentam quando se deparam com computadores, smartphones e outros eletrônicos. Nomeada como “Geração Z”, esse grupo não conheceu o mundo sem a internet, logo está familiarizado desde cedo com a troca rápida e constante de informações promovidas por esse avanço tecnológico. Portanto, nota-se a importância das escolas de Ensino Fundamental integrarem em suas atividades pedagógicas ferramentas que aproveitem essa vantagem apresentada por essa geração. Diante desse cenário, este projeto visa levar, de forma lúdica, o entendimento, desenvolvimento e estímulo ao estudo da Engenharia de Telecomunicações para dentro das salas de aula dos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo, é necessário o conhecimento dos números binários, visto que, o “bit”, que representa a menor quantidade de informação de um sistema, é composto por zeros e uns, logo, são combinações de números binários, segundo Hermam (2013). Este conhecimento permite um maior entendimento da ideia de transmissão de dados, já que, quase todas as informações podem ser codificadas desta forma:  textos, imagens, sons, músicas, vídeos podem ser representados por sequências de números binários (LÉVY, 1999, p.52). A partir daí, pode-se avançar com o conceito de comunicação, uma vez que, o aluno já compreende a existência de um canal transmissor que levará “bits”, representando uma dada informação, de um emissor para um receptor, utilizando exemplos presente no seu dia a dia, como a comunicação através de telefones celular até o acionamento de leds a uma certa distância. Para isso, utiliza-se a plataforma Arduino, visto que, a placa foi criada com o objetivo de facilitar o aprendizado e possibilitar a prototipação e desenvolvimento de projetos, além de não exigir um vasto conhecimento em eletrônica. Para tal objetivo são planejadas quatro etapas iniciais em salas de aula de alunos do Ensino fundamental, onde cada uma ressalta, utilizando uma das práticas executadas através do kit eletrônico em desenvolvimento, um dos conceitos necessários para a compreensão final do projeto. A primeira etapa é voltada para o primeiro contato dos alunos com os equipamentos utilizados na montagem do kit como, leds, protoboards, microcontrolador (Arduino), entre outros, onde verifica-se, uma facilidade por parte dos alunos no manuseio dos materiais. A segunda etapa tem como objetivo realizar a introdução ao mundo binário, onde destaca-se a sua importância e presença nas tecnologias atuais, utilizando cartas binárias e leds, no qual, conclui-se que qualquer número da base decimal e palavras, através do código ASCII, podem ser descritos na forma binária. Até o momento, os resultados obtidos demonstram que os alunos ao compreender tais teorias relacionam imediatamente aos seus cotidianos, expressando sua vontade de entendimento, reafirmando a importância de tratar tal assunto nas salas de aula.Palavras-chave:  Kit Didático. Arduino. Ensino Fundamental. Comunicação.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

MENDES, Herman do Lago. Os números Binários e os livros didáticos de Matemática. UFPE, 2013. 12 p.

HACHOUCHE, A. S. Apostila Arduino básico. v. 1.0. Disponível em: . Acesso em: 14 de out. 2016.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.