Análise do processo de medição de tensão em regime permanente em uma distribuidora de energia elétrica
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Resumo
A energia elétrica é considerada como um bem básico para a integração do ser humano ao desenvolvimento, e a aquisição dela é a porta de acesso aos serviços essenciais e ao aumento da qualidade de vida (ALDABÓ, 2001). Conforme Romão Neto (2006), para que haja desenvolvimento na sociedade, as distribuidoras devem fornecer energia elétrica com certas características - tensão e frequência nas faixas adequadas - que garantam o funcionamento correto dos equipamentos dos clientes. Portanto, este trabalho tem o intuito de informar o quantitativo de unidades consumidoras que estão fora dos limites de tensão aos colaboradores envolvidos no processo de regularização de tensão em regime permanente estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. O objetivo do trabalho é explicar o procedimento de gestão da qualidade de tensão, fazendo uma análise dos dados coletados do ano de 2015 e apresentando o desempenho obtido aos envolvidos no sistema. Para alcançar o objetivo macro são realizadas as seguintes etapas: definição do conceito de qualidade de energia e apresentação das categorias dos distúrbios eletromagnéticos que interferem no sistema elétrico de potência, aborda as normas do Módulo 8 do Prodist – Revisão 6 para explicar o processo de gestão da qualidade de tensão e a realização de um estudo de campo com os dados amostrais do ano de 2015 de uma distribuidora de energia elétrica, apresentando o desempenho da concessionária no problema (qualidade do produto ). O método utilizado é a pesquisa de campo, realiza-se a coleta de dados amostrais para análise do estudo, além da pesquisa bibliográfica que está fundamentada em diversas referências como livros, monografias, artigos científicos e páginas de websites. Para explicar as normas regulamentadoras que regem as distribuidoras de energia elétrica, faz-se necessário a busca de informações da ANEEL, que é uma autarquia sob regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), com a finalidade de fiscalizar os setores de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Conclui-se que a relevância do trabalho pode ser considerada de irrefutável indispensabilidade, pois apresenta-se o processo de medição de tensão por reclamação do consumidor. De acordo com a ANEEL (2015) dividem-se as avaliações das medições em modalidades e a que será abordada neste trabalho é a modalidade eventual, que informa as faixas de valores de tensões adequados e inadequados, exprimindo a importância da qualidade de tensão para os componentes eletrônicos, máquinas utilizadas nas concessionárias ou nos setores industrial, comercial e residencial, dispositivos de proteção, etc., além de números estatísticos da amostra de clientes de baixa e média tensão que reclamam por inconformidades da qualidade de tensão da distribuidora de energia elétrica. Foram realizados as análises do processo de medição de tensão por reclamação do consumidor e o número de reclamações analisadas foram 5128 para o ano de 2015 e percebe-se que 83,87% do total de reclamações estão na situação final como adequada, sendo que 30,19% são reclamações em que a situação inicial do cliente era inadequado e passou a ser adequado, isso acontece quando os responsáveis pelas medições tomam as devidas providências para a regularização da tensão na inspeção técnica, como por exemplo, ajeitar as conexões do ramal de ligação da unidade consumidora. Já a situação final inadequada foram 16,13% do total de reclamaçoes, sendo que 15,72%, não tiveram êxito para regularizar a tensão na inspeção técnica, logo tem que realizar a instalação do equipamento de medição de 168h para concluir se realmente a tensão do cliente está fora das faixas permitidas, caso esteja, é necessário fazer um planejamento de melhoramento na rede.Com a exposição do resultado, a expectativa deste trabalho é que haja um planejamento que possa monitorar e controlar a qualidade de tensão das redes elétricas das concessionárias de energia elétrica e, consequentemente mitigando as compensações financeiras pagas aos consumidores e gere um bem-estar à sociedade.Palavras-chaves: Agência Nacional de Energia Elétrica. Processo de tensão em regime permanente. Inconformidade da qualidade de tensão. Gestão da qualidade de tensão.
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Edição
Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)
Referências
ALDABÓ, Ricardo. Qualidade da energia elétrica. São Paulo: Artliber Editora, 2001. 15 p.
BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Procedimentos de distribuição de energia elétrica no sistema elétrico nacional - PRODIST. Brasília, DF: ANEEL, 2015. 5 p.
ROMÃO NETO, Alcides de Araújo. Um programa computacional para a análise dos níveis de tensão em regime permanente no sistema elétrico. 2006. 67 f. TCC (Graduação) – Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2006.
BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Procedimentos de distribuição de energia elétrica no sistema elétrico nacional - PRODIST. Brasília, DF: ANEEL, 2015. 5 p.
ROMÃO NETO, Alcides de Araújo. Um programa computacional para a análise dos níveis de tensão em regime permanente no sistema elétrico. 2006. 67 f. TCC (Graduação) – Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2006.