Análise De Riscos Em Serviços Com A Utilização De Plataformas Elevadas Motorizadas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amanda Rodrigues Silva

Resumo

A crescente utilização de equipamentos motorizados na rotina de obras de construção, associada ao fato da indústria da construção compor um cenário complexo e dinâmico, apresentando índices elevados de acidentes de trabalho, motivaram o desenvolvimento da presente pesquisa. Além dos riscos inerentes ao equipamento, a Plataforma Elevada Motorizada tem atrelada a sua utilização o fator altura, que é uma das principais causas de acidentes fatais no setor da Construção Civil, de acordo com dados da Fundacentro ( 2016). Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar os riscos de acidentes presentes nos trabalhos com utilização de Plataformas Elevadas Motorizadas, a fim de propor medidas de controle e sistematização das ações para integrar a prevenção de acidentes nos canteiros de obra onde o equipamento é utilizado. Para tanto, foram realizadas visitas técnicas durante a fase de execução de um empreendimento de grande porte na região metropolitana do Recife, com o objetivo de acompanhar os serviços com a utilização de Plataformas Elevadas Motorizadas e observar as condições de segurança relacionadas à realização das atividades. Com base no Anexo IV da Norma Regulamentadora Nº18 (NR18), que trata especificamente de Plataformas de Trabalho Aéreo, foi elaborada e aplicada uma lista de verificação, conforme o método elaborado por Barkokébas Jr. (2004). De acordo com este método, as situações verificadas em campo foram classificadas em: CO (conforme), para situações em conformidade com a norma; DES (desacordo) quando não atendia à norma e GIR (grave e iminente risco), quando poderia causar acidente de trabalho ou doença profissional com lesão grave à integridade física do trabalhador. Os dados obtidos foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa. A partir dessas análises foi possível propor medidas de controle através da elaboração de diretrizes operacionais padrão para serviços com utilização de plataformas elevadas motorizadas, destinado ao sub-setor de edificações da indústria da construção civil.Palavras-chave: Acidentes. Plataformas elevadas motorizadas. Canteiro de obra. Medidas de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Amanda Rodrigues Silva, Universidade de Pernambuco

Graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco.

Referências

Referências
BARKOKÉBAS JÚNIOR, B. et al . Ensaios não destrutivos por líquido penetrante como ferramenta de auxílio à manutenção preditiva de equipamentos de elevação da construção civil. In: XXX Encontro nacional de engenharia de produção – ENEGEP. São Carlos – SP. Anais. 2010b.

FUNDACENTRO (2016). QUEDA EM ALTURA ESTÁ ENTRE OS PRINCIPAIS ACIDENTES FATAIS NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Disponível em: . Acesso em: 22/09/2016.