Uma comparação histórica e contextual do desenvolvimento do transporte publico entre as metrópoles de Lyon e Recife, e suas influências
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
No início do século XX as metrópoles de Recife e Lyon apresentavam condições de transporte coletivos similares. Diversas empresas de transporte se instalaram com implantação de bondes motorizados ou não. Com o passar das décadas Lyon permanece com um sistema de transporte moderno eficiente e confortável. Já Recife hoje vive um transito caótico no qual ter que usar transporte publico é praticamente um calvário. Ter um carro na capital pernambucana e seus arredores virou uma necessidade de conforto para aqueles que podem. Tal segregação faz com quê além de um transporte ineficiente e desconfortável, temos também um numero de carro em constante ascensão. Esses veículos privados nos quais geralmente andam uma ou duas pessoas, servem para fazer trajetos curtos como ir ao trabalho, padaria, ou levar os filhos a escola. Tais carros carregados de tão pouca gente mantem uma segregação social já muito presente em nosso país. Veículos que geram mais transito no nosso caótico centro urbano não deveriam ser priorizados pelas autoridades. Infelizmente politicas de incentivo ao uso do transporte publico são inexistentes na nossa cidade. Comparar as duas metrópoles em relação ao desenvolvimento dos transportes. As necessidades especificas de cada metrópole por fatores de geografia, historia, sociedade Et Cetera. Bem como as soluções encontradas para essas necessidades em cada uma das metrópoles. Entender quais fatores são responsáveis por uma má gestão publica e privada de transportes urbana. Entender também quais são os fatores que são direto ou indiretamente afetados por esses problemas de gestão. Analisar o modelo francês de P.P.P. e tentar tirar proveito dos pontos fortes dele. A metodologia da minha pesquisa será uma pesquisa bibliográfica. Com ênfase em pesquisa de artigos científicos da área sobre cada uma das metrópoles. Além de comparações socioeconômicas devido as divergentes realidades históricas das metrópoles. Fazer um paralelo histórico das duas cidades comparando ao longo do tempo como se desenvolveram diversos meios de transportes. Como e porque outros foram sucateados e deixados de lado. Fazer um paralelo das situações reais atuais nos aspectos de transportes, mas também nos aspectos correlacionados como poluição e qualidade de vida das pessoas. Apontar pontos fortes e fracos nessas gestões de transportes públicos. Discutir soluções aplicadas entre as diferentes cidades. Encontrar politicas de baixo custo para a melhoria do transito no Recife já que o orçamento de Lyon para os transportes é muito maior. Apontar que cidades com grande fluxo interno de carros não são saudáveis e vivíveis. As perdas para a população, com um transito congestionado praticamente constantemente. Perdas de saúde como doenças respiratórias adquiridas por inalação de gazes de veículos. Perdas econômicas com o rendimento do trabalhador que chega cansado ao seu local de trabalho. A esse respeito a experiência francesa de gestão publica e operação privada dos serviços de transportes [...] oferece ensinamentos sobre as novas formas de relações publico privadas que se desenham no atual contexto das cidades brasileiras.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Civil