Análise física e mecânica de agregado graúdo reciclado de Resíduos da Construção e Demolição utilizado na produção de concreto.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amanda Pereira
Stela Fucale
Angelo Just da Costa e Silva
Nathalie Lundgren de Queiroga Cavalcanti

Resumo

O grande volume de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) gerado pelas atividades construtivas tem provocado preocupação ambiental, social e econômica, devido à exploração de recursos naturais, descartes clandestinos e pelo gasto com deposição dos mesmos em aterros legalizados. Estima-se que no ano de 2014, o Brasil possuía um total de 202.033.670 habitantes e uma geração de RCD em torno de 101,02 milhões de toneladas (ABRECON, 2015). A expressiva geração de resíduos juntamente com o impacto ambiental causado em determinada região não é mais um problema local. A importância de se difundir informações a respeito do tema está na identificação das melhores práticas utilizadas em diferentes economias, para que este conhecimento seja divulgado na comunidade de gestão de resíduos internacional (TAM; LU, 2016). Diante deste cenário, estudos têm sido desenvolvidos a fim de minimizar a problemática. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da utilização do agregado graúdo reciclado de RCD, em substituição ao uso de agregado graúdo natural na produção de concretos. A coleta do agregado reciclado foi realizada em usina de beneficiamento, o que correspondeu a brita de 19 mm. Os ensaios de caracterização efetuados foram: granulometria, massa especifica, massa unitária, teor de material pulverulento e abrasão Los Angeles. Para a produção dos concretos, a dosagem foi estabelecida a fim de alcançar valores de resistência à compressão simples semelhantes a 32 MPa e abatimento de 10±2 cm, possuindo como base o método IBRACON (HELENE, 2005) que consiste em estimar três constantes, para se obter os demais parâmetros do traço. As constantes fixadas foram a relação água-cimento (a/c) para um mesmo traço; o teor de argamassa (α) em 0,5 e a relação água-materiais secos (A%) em 10% - para todos os traços. Além disso, foram selecionadas três substituições: 0% (de referência), 50% e 100% de agregado graúdo natural por reciclado para efetuar uma comparação entre as resistências dos concretos produzidos, possuindo as relações a/c de 0,5, 0,6 e 0,7. Os resultados indicaram que o uso de resíduos reciclados de concreto influenciou positivamente a resistência à compressão simples com relação a/c=0,7 – chegando a obter 10% de aumento sobre o concreto de referência porém, com valores inferiores ao pretendido na dosagem experimental de 32 MPa. Na relação a/c=0,6 não houve perda expressiva, enquanto que para a/c=0,5 houve uma redução de 6% devido a substituição parcial. A resistência à tração por compressão diametral apresentou comportamento semelhante à compressão simples. Sendo assim, o uso do material reciclado também implicou em um aumento para a relação a/c=0,7, no valor médio de 3% com substituição total. Tais resultados comprovam que o agregado graúdo reciclado em estudo pode ser utilizado para a produção de concreto sem grandes perdas às propriedades mecânicas avaliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

ABRECON - Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, Relatório Pesquisa Setorial, São Paulo, (2015). Obtido em: , acesso em: 05/05/2016.
HELENE, P.R.L. Dosagem de Concretos de Cimento Portland. In: ISAIA, G. C. (Ed.). Concreto: ensino, pesquisa e realizações. São Paulo: IBRACON, 2005. v. 1, p 439 -471.
TAM, V. W.; LU, W. ConstructionWaste Management Profiles, Practices and Performance: A Cross-Jurisdictional Analysis in Four Countries. Sustainability, p. 1-16, 2016.