Projeto residencial modular: modelo para construções brasileiras de pequenas alturas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Manoel Augusto de Lima Neto

Resumo

Como forma de resolução do problema habitacional brasileiro, a construção modular, sistema utilizado em países desenvolvidos desde o século passado, se torna uma alternativa viável e competitiva (CIRQUEIRA, 2015). Com a combinação de materiais em abundância nacional, como o aço, a madeira e o gesso, é possível criar um modelo a ser seguido. De posse de uma norma nacional que visa a padronização dos elementos construtivos desde 1950 (SOUSA, 2011), toda a cadeia produtiva brasileira da construção tem a possibilidade de mudar o cenário atual. Alguns dos benefícios gerados pelo uso de construções modulares é a máxima padronização dos elementos e serviços, diminuindo drasticamente o problema de qualidade existente no setor da construção, como também, a diminuição do tempo geral da construção, já que se torna exequível simultaneamente etapas diferentes do cronograma, como a infraestrutura e superestrutura. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo mostrar um modelo de construção modular a ser divulgada no país, a partir de estudos de caso em obras nacionais e internacionais, buscando compreender suas diversas variantes, a saber: as atividades constituintes, as soluções estruturais e estéticas, materiais utilizados, os principais problemas e vantagens. Para tanto, a metodologia do trabalho contemplou pesquisa de natureza descritiva, realizada a partir de entrevista e estudo de múltiplos casos para análise comparativa do funcionamento e do alcance do sistema. Como parâmetro de modelo, a Casa Chassi foi estudada desde a sua concepção arquitetônica e estrutural até a construção de um protótipo para a feira Minascon 2015. A partir dos dados e experiências obtidas na construção do exemplar, houve uma analogia a obra The Stack construída em Nova Iorque. Os resultados de análise confirmaram a eficiência e a economia do conjunto construtivo. Com uma limitada gama de materiais possíveis de utilização, os idealizadores da proposta conseguiram industrializar a estética brasileira e adaptar isso a um molde comum dos terrenos nacionais. Além da limitação de materiais, há uma limitação no tamanho de transporte dos módulos (BRASIL, 2006), entretanto esse problema foi contornado de forma inteligente e a restrição de alguns fatores contribuíram para o aparecimento de soluções criativas. Como vantagem, pode-se apresentar os variados layouts criados a fim de ter uma série de possibilidades arquitetônicas e a viabilidade de criar ambientes além do habitacional, como ambientes públicos e comerciais. O sistema pode ser usado para criar edifícios de multipavimentos conforme o The Stack. Para fins econômicos, a Casa Chassi foi executada em apenas 10 dias e obteve uma economia considerável, custando apenas 66% do valor das moradias inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida na Região Metropolitana do Recife.Palavras-chave: Modular; Residencial; Construção; Pré-fabricada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

BRASIL. Ministério Das Cidades. Conselho Nacional De Trânsito. Resolução nº 210 de 13 de novembro de 2006. Estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências, 2006.
CIRQUEIRA, Clarissa Belle de Rezende Pimentel. A coordenação modular como ferramenta de projeto de arquitetura e levantamento de componentes normatizados no mercado da construção civil do Distrito Federal. 2015.
SOUSA, Vitor Hugo Barros de. Arquitectura, sustentabilidade e coordenação modular: desenvolvimento de sistema construtivo modular. 2011. Tese de Doutorado.