Mapeamento dos Pontos de Maiores Acidentes na Cidade do Recife Utilizando SIG

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Thamyris Alves Nascimento Silva
Márcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani

Resumo

Esse trabalho teve o objetivo de identificar pontos negros, também conhecidos como blackspots, numa área piloto da Região Metropolitana de Recife – RMR. Foi escolhido um trecho de 60 km da BR-101 que vai de Suape à Abreu e Lima, por ser uma rodovia federal com elevado fluxo de veículos e ocorrência de acidentes. A metodología adotada foi a do Manual de Segurança Rodoviário, desenvolvido pelo Wolrd Road Association’s Road Safety Committ – PIARC. Foram estudados um total de 60 seções viárias, de 1 km cada, e para identificação dos blackspots foram aplicados os seguintes métodos: Método de Frequência de Acidentes; Método de Taxa de Acidentes; e Método da Taxa Crítica de Acidentes. A quantidade de pontos mais críticos encontrados por cada método foram, 6; 4; 3 respectivamente. Foram plotados gráficos para uma melhor análise de risco e foi verificado que nos métodos de frequência e taxa de acidentes, os blackspots eram linearmente independentes dos não blackspots, tornando possível uma prospecção desses dados utilizando uma árvore de decisão e quanto ao método de taxa crítica de accidentes, sendo este mais refinado que os demais, apresentou dependencia linear entre eles, sendo mais indicado utilizar para sua análise, redes neurais. Frente aos resultados encontrados, é necessário a realização de um estudo mais profundo, utilizando outros métodos apresentados pelo PIARC, para selecionar o que melhor se adequa a realidade local e evoluir para etapa de diagnóstico dos pontos negros que serão identificados na área piloto de estudo. 

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Seção
Engenharia Civil