Análise do Comportamento Geotécnico de um Solo com a Inserção de Resíduos de Pneus e RCD
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Resumo
Nos últimos anos, a necessidade de se encontrar alternativas tecnicamente viáveis relacionadas ao descarte inadequado dos resíduos produzidos pelas atividades humanas, tais como os provenientes da construção civil e os pneus, tem se tornado cada vez mais crescente. Haja vista que a indústria da construção civil é uma das maiores produtoras de resíduos gerando, segundo Ceotto (2008), cerca de 35% a 40% de todo resíduo produzido na atividade humana. Já a indústria de pneumáticos, produz aproximadamente 40 milhões de pneus por ano, sendo metade dessa produção descartada no mesmo período (Coelho, et al., 2014), surgindo assim a necessidade de dar novos usos a estes materiais. Dentre as possibilidades de utilização destes resíduos está o aproveitamento como material alternativo para melhoramento de solos que não apresentam resistência adequada para aplicações geotécnicas. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar o comportamento geotécnico do solo a partir da inserção de resíduos de pneus com misturas de 10, 30 e 50% em relação ao peso do solo seco, traçando um comparativo com a inclusão nas mesmas proporções de agregados miúdos reciclados provenientes da construção e demolição (RCD). Para tanto, o programa de investigação laboratorial se estruturou seguindo algumas etapas, dentre elas, a coleta e preparação das amostras de solo, RCD e resíduos de pneus, ensaios de caracterização física e mecânica do solo, RCD, resíduos de pneus e misturas predeterminadas, a fim de se conhecer as características individuais destes materiais e avaliar possíveis alterações destes nas propriedades do solo. A partir dos resultados obtidos, pode-se observar que as amostras estudadas possuem uma distribuição predominantemente arenosa, e que a incorporação desses materiais não proporcionou mudanças significativas na granulometria do solo. Nos ensaios de compactação, verificou-se para as misturas solo-RCD um comportamento semelhante encontrado para o solo puro, sem alterações relevantes com valores tanto para a umidade ótima quanto para o peso específico máximo, diferentemente das misturas solo-pneus que proporcionaram uma redução tanto no peso específico máximo quanto na umidade ótima à medida que se aumentava o teor de fibras. Portanto, além da incorporação das fibras de pneus ao solo se mostrar uma opção sustentável para a destinação desse material, contribui com a possibilidade de uso de solos que apresentam falta de parâmetros de resistência adequados para a utilização em obras de engenharia. No que se referem aos demais parâmetros, conclui-se que estudos serão continuados no âmbito da análise do comportamento mecânico, a fim de se ter um conhecimento mais aprofundado em relação à adição destes resíduos ao solo. Palavras-chave: Resíduos de pneus, Resíduos de construção e demolição, Melhoramento de solos Referências: CEOTTO, Luiz Henrique. A construção civil e o meio ambiente – 1ª parte. Notícias da Construção, São Paulo, n 51, nov. 2006. Seção Qualidade e Produtividade. Disponível em: <http://sindusconsp.com.br/downloads/imprensa/noticiasdaconstrucao/2006/ed51.pdf>. Acesso em: 13 out. 2016. COELHO, A.; RODRIGUES, M.; SOUSA, H.; RESENDE. A. Impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos pneus inservíveis, e a sua utilização na massa asfáltica. Anuário de Produções Acadêmico-científicas dos discentes da Faculdade Araguaia, v 3, n3, 2014. Disponível em: <http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/anuario/article/view/285>. Acesso em: 02 nov. 2016.
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Edição
Seção
Engenharia Civil
Referências
CEOTTO, Luiz Henrique. A construção civil e o meio ambiente – 1ª parte. Notícias da Construção, São Paulo, n 51, nov. 2006. Seção Qualidade e Produtividade. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2016.
COELHO, A.; RODRIGUES, M.; SOUSA, H.; RESENDE. A. Impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos pneus inservíveis, e a sua utilização na massa asfáltica. Anuário de Produções Acadêmico-científicas dos discentes da Faculdade Araguaia, v 3, n3, 2014. Disponível em:. Acesso em: 02 nov. 2016.
COELHO, A.; RODRIGUES, M.; SOUSA, H.; RESENDE. A. Impactos ambientais causados pelo descarte incorreto dos pneus inservíveis, e a sua utilização na massa asfáltica. Anuário de Produções Acadêmico-científicas dos discentes da Faculdade Araguaia, v 3, n3, 2014. Disponível em: