Análise das causas de acidentes e incidentes de trabalho na construção civil - Estudo de Caso
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A construção civil é um setor com atividades relacionadas a diversos fatores com grande contribuição econômica e social. Em contrapartida, é uma ocupação perigosa devido à natureza única das atividades envolvidas e a repetitividade de vários comportamentos de campo (KHOSRAVI et al, 2014) Dada a importância do conhecimento dos fatores causais desses eventos para a sua efetiva prevenção (ALMEIDA apud VASCONCELOS,2013), a presente pesquisa teve como objetivo identificar os possíveis agentes geradores dessas ocorrências através da aplicação do método de causas e efeito, de modo a fundamentar a proposição de medidas de prevenção de acidentes na construção civil que sejam eficazes no auxílio do planejamento e controle de obras, assim como na elaboração dos projetos de segurança. Para tanto, foram realizadas revisões em artigos científicos e publicações de instituições acadêmicas e profissionais; análise de relatórios de acompanhamento das condições de segurança do trabalho, gerados a partir de visitas sistemáticas em canteiros de obra, e de registros de acidentes e incidentes ocorridos durante o período de execução de dois empreendimentos comerciais de grande porte, através das fichas de Acidentes e Incidentes (FAIs). Por meio da análise e tratamento dos dados, verificou-se uma maior recorrência no descumprimento de exigências legais voltadas para medidas de proteção coletiva contra queda em altura e para andaimes, durante a fase de execução das obras. Sendo assim, a necessidade de definição de medidas de proteção contra queda desde fase de projeto e a eficácia da capacitação e conscientização quanto a montagem e uso de andaimes, se mostrou evidente. Diante dos resultados obtidos, ressalta-se a validade e amplitude de emprego do método de análise de causa e efeito, pois embora os objetos de estudo estejam localizados em diferentes estados e tenham sido utilizados quantitativos de amostragem distintos, os resultados foram semelhantes, permitindo a avaliação, comparação e proposição de medidas que poderiam ter sido empregadas para ambos os canteiros, gerando conhecimento para redução de acidentes em empreendimentos futuros.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Civil
Referências
Khosravi , Yahya et al. Factors Influencing Unsafe Behaviors and Accidents on Construction Sites: A Review. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics (JOSE), Vol. 20, No. 1, 111–125, 2014. Disponível em: . Acesso em 5 de set. 2016. DOI: 10.1080/10803548.2014.11077023
Vasconcelos, B., Segurança no Trabalho na Construção, Modelo de gestão de prevenção de acidentes para a fase de concepção, Volume I, Tese de Doutoramento em Engenharia Civil, Porto, Cidade de publicação, Universidade do Porto- Faculdade de Engenharia, 2013.
Vasconcelos, B., Segurança no Trabalho na Construção, Modelo de gestão de prevenção de acidentes para a fase de concepção, Volume I, Tese de Doutoramento em Engenharia Civil, Porto, Cidade de publicação, Universidade do Porto- Faculdade de Engenharia, 2013.