Análise comparativa da aderência do método da quantificação do custo à orçamentos levantados por meios analíticos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Heitor Ferreira Rodrigues Pereira
Andersonn Magalhães de Oliveira

Resumo

Ao analisar econômica e financeiramente a viabilidade de empreendimentos é mais usual verificar a utilização de orçamentos analíticos frente ao método da quantificação do custo pelo CUB. Isso se dá pelo fato de que o orçamento analítico exige maior detalhamento, portanto, que todos os projetos executivos estejam disponíveis, sendo mais refinado e confiável que o método da quantificação do custo. Isso faz com que este último seja pouco utilizado, mesmo sendo este mais rápido para se estimar, e consequentemente mais barato do ponto de vista de horas técnicas necessárias para a obtenção da informação do custo. Este trabalho tem por objetivo analisar o quanto o método da quantificação do custo pelo CUB se adere a orçamentos realizados de forma analítica. Também busca verificar o quanto um método é mais adequado em relação ao outro e evidenciar a importância do método da quantificação do custo pelo CUB como um método preciso e seguro. Para identificação do custo, pela metodologia da quantificação (NBR14. 653-2 2011), se emprega o levantamento da quantidade de serviços e insumos para composição de orçamentos analíticos, ou através de orçamentos sintéticos. Embora o primeiro apresente maior aderência à realidade, o requisito de detalhamentos e de projetos específicos limita a exequibilidade, enquanto o último dispõe de considerações a partir do CUB, que relaciona o custo por unidade de área, se faz referência ainda a padrão de acabamento e características dos projetos, conforme (DANTAS, 1998). Para isso, serão encontrados e/ou elaborados orçamentos analíticos de empreendimentos imobiliários de características semelhantes e realizada a quantificação dos mesmos pelo CUB, com devido ajustamento. Depois os dois métodos serão comparados através de ferramentas da estatística para encontrar uma correlação existente, bem como os desvios dos resíduos dessa comparação. Como resultado preliminar, o trabalho apontou uma convergência de valores ao se orçar pelo método da quantificação pelo CUB elaborado pelo Sinapi, apresentando valor muito próximo ao do orçado pelo método analítico, fazendo as devidas correções com o auxílio do INCC, tendo em vista que cada situação foi orçada em períodos diferentes. Porém ao utilizar o CUB elaborado pelo Sinduscon esses valores apresentaram uma divergência muito grande. Isso se dá pelo fato de que os projetos padrão do Sinapi e do Sinduscon utilizados como parâmetro para os cálculos apresentam valores de CUB bastante diferentes para prédios de padrão semelhante. Com isso espera-se abrir espaço para que o método da quantificação do custo, através do CUB (Custo Unitário Básico), auxilie em estudos econômico-financeiros de empreendimentos imobiliários, os tornando mais ágeis em suas resoluções e menos onerosos, devido à simplicidade para obtenção do custo que o método propicia.Palavras-chaves: Comparação; Custo; Orçamento; CUB

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14.653-2. (2011) – Avaliação de bens – Parte 2: Imóveis urbanos. Rio de Janeiro.

DANTAS, Rubens Alves. (1998) – Engenharia de Avaliações: uma introdução à metodologia científica. 1ª ed. São Paulo: PINI.

OLIVEIRA, Andersonn Magalhães.; BARROS, E. R. O. . A Influência da Aquisição da Informação Posicional na Avaliação em Massa de Imóveis por meio de Regressão Espacial. VI Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, 2016, Recife. Anais do VI Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, 2016.

SÁ, Ademir R. S. Avaliação Imobiliária: método comparativo de dados do mercado – tratamento científico. Revista Especialize IPOG. 2013.