Identificação e Discriminação de Pontos Negros de Segurança Viária na BR-101

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Thiago Trigueiro Oliveira e Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Márcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo

Resumo

A rápida urbanização no Brasil tem levado ao aumento no número de acidentes de trânsito. Estes se destacam em termos de magnitude, tanto na quantidade de mortos e feridos, quanto em danos à propriedade. Isso torna necessária a implementação de políticas de planejamento urbano. O grupo de pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável – DESS da UPE está desenvolvendo uma pesquisa voltada para identificação e diagnóstico dos locais onde há maior incidência de acidentes, os chamados Pontos Negros (blackspots) para poder desenvolver um Sistema de Informações Geográficas que possa contribuir com o gerenciamento de segurança nas vias do Estado (SIG@TRANS). Neste artigo deu-se início ao estudo da metodologia proposta pelo Manual de Segurança Rodoviário, desenvolvido pelo Wolrd Road Association’s Road Safety Committ – PIARC e criação de planilha para o cálculo dos blackspots utilizando métodos de identificação de pontos negros. A planilha foi validada com um exemplo do PIARC e aplicada na BR-101 que liga Touros (RN) a Ibiraçu (SC). Nos resultados, 50 pontos críticos foram identificados. Espera-se que estudos desses pontos ajudem na prevenção de acidentes.

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Seção
Engenharia Civil