Análise e Desenvolvimento de um Sistema de Tomografia por Impedância Elétrica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafael José Rodrigues Silva Lucena
Marcílio André Félix Feitosa

Resumo

A Tomografia por Impedância Elétrica (TIE) é uma técnica usada para determinar a distribuição da permissividade de um dielétrico no interior de um objeto, a partir de medidas externas de impedância. Tem como principais aplicações o monitoramento da função pulmonar na área médica e o monitoramento da distribuição de substâncias em tubulações na área industrial. O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de TIE, que apresenta como saída as variações de impedância conforme a variação da distribuição das substâncias em seu meio, com custo relativo baixo e com capacidade de modificação para utilização em diversas áreas. Na metodologia de construção do equipamento foram levados em consideração os seguintes fatores: O custo dos componentes, a disponibilidade no mercado e a utilização destes dispositivos na literatura. Outra aplicação encontrada para o sistema foi o de complementação do ensino no curso de engenharia biomédica, onde os estudantes podem ter o primeiro contato com um equipamento de imagem e conhecer o seu funcionamento (LUCENA; FEITOSA; LIMA, 2015). Os resultados encontrados mostram que o sistema desenvolvido é funcional e tem capacidade de perceber as modificações de impedância, quando comparados a outros trabalhos da área como em Bera e Nagaraju (2011) e Hong et al (2014). Como conclusão é observado que o projeto visou o desenvolvimento de uma versão de baixo custo e aplicações em outras áreas como na educação além do estudo sobre a técnica em questão. Palavras-chave: Tomografia por Impedância Elétrica; Desenvolvimento de Hardware; Instrumentação; Imagiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas

Referências

BERA, T. K.; NAGARAJU, J. Gold electrode sensors for Electrical Impedance Tomography (EIT) studies. SAS 2011 - IEEE Sensors Applications Symposium, Proceedings, p. 24–28, fev. 2011.

HONG, S. et al. A 10.4 mW Electrical Impedance Tomography SoC for Portable Real-time Lung Ventilation Monitoring System. IEEE Asian Solid-State Circuits Conference, p. 4–7, 2014.

LUCENA, R. J. R. S.; FEITOSA, M. A. F.; LIMA, E. DE A. O. Desenvolvimento e utilização de um tomógrafo por impedância elétrica no complemento do ensino de disciplinas em cursos de engenharia biomédica. In: COBENGE, 43., 2015. São Paulo. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. São Bernardo do Campo - São Paulo, 2015.