Análise da resistência à compressão simples das misturas solo-agregado reciclado-fibra de polipropileno

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Suyanne Monteiro
Aléssia Albuquerque
Kalinny Patrícia

Resumo

A construção civil apresenta uma significativa contribuição para o desenvolvimento econômico do país gerando uma alta taxa de empregos. Atualmente é uma das indústrias que mais crescem no país sendo responsável por cerca de 14% do PIB nacional, evidenciando a ocorrência da expansão de crédito, investimentos na infraestrutura, acréscimo dos processos que ocorrem anteriormente à construção, além da expansão dos setores de telecomunicações e instalações elétricas (MESQUITA, 2012). Em contrapartida, é um dos setores econômicos que mais geram impactos sobre o meio ambiente os quais são caracterizados principalmente pelos resíduos gerados pela obra e a interferência na vizinhança e no meio físico, biótico e antrópico do local. Ocupando cerca de 50% da massa dos Resíduos Sólidos Urbanos, os resíduos gerados pela construção civil agravam os problemas ambientais e sociais principalmente no que diz respeito à contaminação ambiental e aos problemas de saneamento público (SANTOS, 2009). Assim sendo, é necessário uma gestão que forneça um destino correto aos resíduos gerados além de estudos que visem obter soluções que principalmente reduzam a produção de resíduos em obra e busquem novas alternativas eficazes para a sua reciclagem e reuso. De tal forma, o presente trabalho tem o objetivo de investigar a viabilidade de aproveitamento do agregado reciclado proveniente dos RCD, como material a ser utilizado em obras de solo reforçado com fibras de polipropileno.  O material reciclado foi colhido numa obra de médio porte localizada na cidade de Recife-PE e através dele foi possível a realização de ensaios para a caracterização física e mineralógica dos agregados reciclados. Foram realizados ensaios de granulometria, densidade real, compactação e compressão simples. Em todas as misturas, o teor de agregado foi mantido em 15% e os teores de fibras foram modificados sendo os valores utilizados de 0.15%, 0.25%, 0.50% e 0.75%. Na compactação o acréscimo de fibras elevou a umidade ótima e ocasionou um decréscimo da densidade seca máxima. No ensaio da compressão simples o acréscimo de fibras, assim como também o aumento do período de cura de 7 e 28 dias, promoveu um ganho de resistência à compressão. Conclui-se que o agregado reciclado e as fibras utilizadas apresentam características físicas e mecânicas que permitem seu uso em diversos ramos da construção civil. Palavras-chave: Reciclagem; Resíduos de construção e demolição; Resistência; Agregado Reciclado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

MESQUITA, A.S.G. Análise da geração de resíduos sólidos da construção civil em Teresina, PIAUÍ. Revista Holos, V.2, p.58-65, 2012.

SANTOS, A. L. Diagnóstico ambiental da gestão e destinação dos resíduos de construção e demolição (RCC): análise das construtoras associadas ao Sinduscon/RN e empresas coletoras atuantes no município de Parnamirim - RN. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.