Programa de Educação para Conservação da Água em Escolas Públicas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cleyton Bezerra Santos
Simone Rosa da Silva

Resumo

O principal objetivo do projeto é contribuir para a formação da sociedade, conscientizando sobre a importância da conservação da água. Para isso são realizadas atividades técnicas e didáticas visando a minimização do consumo de água em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife - RMR. A primeira etapa foi a atualização de cadastro de sete escolas na RMR: Escola de Referência em Ensino Médio Martins Júnior, Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, Escola Estadual Inalda Spinelli, Escola Estadual Barros Carvalho, Colégio da Polícia Militar - CPM, Escola de Referência em Ensino Médio Helena Pugó, Escola Estadual Carlos Alberto Gonçalves de Almeida. Foram selecionadas como escolas-piloto: CPM, EREM Helena Pugó e Escola Estadual Carlos Alberto Gonçalves de Almeira. Nas escolas-piloto foi realizada uma análise dos dados de consumo de água por meio de dados históricos e realizado o monitoramento do consumo de água semanalmente. Além disso, foram feitos levantamentos mensais de patologias na estrutura física de cada escola visando identificar vazamentos ou perdas de água. No que diz respeito à implantação de medidas de redução do uso de água, foram feitas palestras para conscientização e capacitação dos professores e alunos, mostrando a importância do uso racional da água e os danos causados devido a sua má utilização. Outra atividade realizada foram visitas ao Espaço Ciência pelos alunos das escolas-piloto para vivenciar experiências práticas sobre o tema água. Através da aplicação de questionários aos alunos das escolas-piloto verificou-se a percepção dos usuários quanto ao uso racional da água. Os objetivos em relação à conscientização foram alcançados, uma vez que o público atingido mostrou-se interessado em repassar e pôr em prática os conhecimentos adquiridos. O monitoramento permitiu identificar os setores das escolas que consomem mais água visando identificar possíveis medidas de redução do consumo. Palavras-chave: Água; conservação; monitoramento; conscientização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Cleyton Bezerra Santos, Universidade de Pernambuco

Aluno de graduação do 7º período em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, bolsista do PFA, orientado pela Profª. Drª. Simone Rosa da Silva, integrante do PEC.

Referências

CBCS. Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. Comitê Temático da Água. Posicionamento CBCS. São Paulo, 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente: Nosso futuro Comum. 2ª Edição, Rio de Janeiro, 1991.

USP. Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo. Disponível em: Acesso em: 26 Set. 2015.