Sistema não invasivo de monitorização da pressão arterial

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Erivelton Ribeiro Leite
Ricardo Ataide Lima

Resumo

O presente trabalho visa relatar as contribuições no desenvolvimento de um dispositivo capaz de medir a pressão arterial em tempo real de forma não invasiva e de baixo custo, que possa ser empregado na pratica clinica. O equipamento completo proposto contém um sistema óptico formado por um emissor e receptor de luz, uma bolsa pneumática (cuff), um sistema de pressurização externa, um transdutor de pressão, circuitos eletrônico para acondicionamento de sinal vindo do receptor de luz e do transdutor de pressão, controle do compressor de ar e plataforma microcontrolada para a automação do dispositivo e visualização gráfica da pressão arterial. Como contribuição específica pode-se citar o projeto e implementação do sistema de controle do compressor de ar de acordo do sinal obtido pelo sistema óptico. A primeira etapa do projeto foi o estudo e projeto de um circuito para obter um sinal elétrico correspondente a variação do volume sanguíneo, denominado de circuito plestimográfio. O sinal possui padrão periódico característico, documentado na literatura científica [Morgan, 2010] e obtido com êxito neste trabalho. O compressor deve inflar o cuff localizado no dedo do paciente. Para saber se o processo de enchimento na bolsa pneumática estava correto, o sinal adquirido pelo circuito plestimográfico deve ser praticamente constante em função do tempo. Neste estágio, é possível inferir de forma adequada a pressão arterial [Bartels, 2016]. Um sistema eletrônico analógico foi desenvolvido para analisar a frequência do sinal do sistema óptico. O principal componente deste sistema é um conversor frequência - tensão. Portanto, a tensão de saída neste circuito deve ser próxima de zero no instante em que o cuff está inflado de forma correta. A partir do resultado obtido, o programa residente da plataforma microcontrolada possui um algoritmo de controle proporcional – integral (PI) que atua no compressor para manter o cuff inflado de forma adequada. Os resultados preliminares mostraram-se satisfatório. Foi realizado o projeto do circuito plestimográfio, com a correta obtenção do sinal característico do fluxo sanguíneo. O sistema eletrônico apresentou desempenho preciso para monitor à frequência do sinal adquirido do circuito plestimográfico. O programa residente do microcontrolador possui um algoritmo de controle PID que funciona de acordo com as especificações de projeto. Desta forma, conclui-se que o sistema de controle do compressor de ar funciona de forma adequada. Como trabalhos futuros pode-se citar a implementação das demais etapas que compõem o sistema de monitoração de pressão arterial não invasivo e de baixo custo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)
Biografia do Autor

Erivelton Ribeiro Leite, Escola Politécnica- Universidade de Pernambuco

Estudante de graduação em Engenharia Eletrotécnica

Ricardo Ataide Lima, Escola Politécnica- Universidade de Pernambuco

Professor da Universidade de Pernambuco - UPE no curso de Engenharia Eletrônica. Formado em Engenharia Eletro-Eletrônica (2008) pela UFPE, Mestre acadêmico (2010) e Doutor (2015) em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, PPGEE também da UFPE. Pesquisador do Laboratório de Sensores e Instrumentação (LSI) do Grupo de Fotônica, da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE e do Grupo de Pesquisa em Fotônica e Eletromagnetismo Aplicado, da Universidade de Pernambuco - UPE, com participação em projetos financiados pelo PIBIC, CNPq e CHESF nas áreas de Óptica, Eletrônica, Eletromagnetismo e Engenharia Biomédica.

Referências

MORGAN, G. E. Jr; Mikhail, M.S.; Murray, M.J. Anestesiologia Clínica, 4.ed. –Livraria e Editora Revinter Ltda., 2010.

BARTELS, K., Esper, S. A., & Thiele, R. H. Blood Pressure Monitoring for the Anesthesiologist: A Practical Review. Anesthesia & Analgesia, 122(6), 2016, p.1866-1879.