Modelagem Transiente de um Reator Trifásico de leito fixo para um processo de hidrodessulfurização usando pequena partícula.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Antonio Carlos Luna Lins Cavalcanti
Jornandes Dias Silva

Resumo

O combustível fóssil ainda é uma fonte primária de energia do mundo. O dióxido de carbono é considerado o principal gás do aquecimento global, uma vez que ele ainda é o mais estudado pelos pesquisadores usando a tecnologia de adsorção. Entre as diferentes tecnologias a adsorção é a opção economicamente mais viável utilizando adsorvente adequado para esse processo. Apesar de vários tipos de adsorventes, tais como zeólitos, carbono ativo, e sílica, etc., podem ser utilizados para a adsorção de CO2, zeólitos (ZSM-5), mostrou resultados promissores para a adsorção de CO2 em função do tamanho de poro e da natureza básica da superfície de ZSM- 5, bem como a força dos campos elétricos provocados pela presença de cátions permutáveis. Neste trabalho, um modelo dinâmico unidimensional tem sido adotado para descrever o processo de adsorção de CO2 em ZSM-5 num reator de leito fixo (FBR). O modelo matemático foi formulado em relação aos balanços de massa de CO2 nas fases gasosa e sólida. As equações de balanço de massas formaram um sistema parcial equação diferencial (PDE). A Transformada de Laplace foi empregada para converter o sistema de PDE em um sistema comum equação diferencial (ODE). Diferença para trás de primeira ordem foi usada para aproximar os termos de convecção e diferença central de segunda ordem para aproximar os termos de difusão. Este processo foi aplicado para se obter o sistema de diferença finita, que resolvido usando numérica inversa transformada de Laplace.Palavras-chave: Modelagem Matemática, Transferência de Massa, Leito Fixo, Simulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Antonio Carlos Luna Lins Cavalcanti, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/DISCENTE

Estudante de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco - UPE

Referências

ILIUTA, I.; BILDEA, S. C.; ILIUTA, M.C.; LARACHI, F. Analysis of Trickle Bed and Packed Bubble Column Bioreactors for Combined Carbon Oxidation and Nitrification.Brazilian Journal of Chemical Engineering. 19: 69-87, 2002.

RAMACHANDRAN, P. A.; CHAUDHARI, R. B. Three-Phase Catalytic Reactors, Gordan and Breach, New York, U.S.A. 1983.

SILVA, J.D. Dynamic evaluation for liquid tracer in a trickle bed reactor.J. Braz. Soc. Mech. Sci.& Eng., v. 33, n. 3, 2011.

SILVA, J. D.; LIMA, F.R.A.; ABREUA, C.A.M. e KNOECHELMANN, A. Experimental analysis and evaluation of the mass transfer process in a trickle-bed reactor.Braz. J. Chem. Eng., 2003, vol.20, n.4, pp. 375-390.