Inovações tecnológicas em vedações verticais de edifícios: avaliação do desempenho acústico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rodolfo Bringel Pereira
Alberto Casado Lordsleem Jr.
Fábia Andrade

Resumo

A atual cultura construtiva brasileira, em sua maior parte, é caracterizada por edifícios com vedações verticais compostas de blocos cerâmicos ou de concreto (MATOSKI; RIBEIRO, 2016). Porém, nos últimos anos, algumas inovações tecnológicas de vedação vêm ganhando espaço no setor da construção civil. Dentre elas, pode-se destacar o sistema drywall, a parede maciça de concreto e o sistema light steel frame. O drywall consiste em uma estrutura de aço galvanizado e painéis de gesso acartonado preenchidos por material de enchimento ou não; enquanto, a parede maciça de concreto já consta com as instalações hidráulicas e elétricas embutidas durante a execução da concretagem. Por fim, o sistema light steel frame (LSF) consiste em um conjugado de placas moduladas instaladas em estrutura de aço (DOS ANJOS; TEXEIRA, 2017; FERREIRA, 2014; ZATT, 2010). As diretrizes e avaliações técnicas destas tecnologias inovadoras são baseadas na norma de desempenho NBR 15575 (ABNT, 2013), que define os requisitos mínimos para a execução de um edifício habitacional e suas partes. As exigências de desempenho acústico das vedações verticais – pertinente à parte 4 da normatização- destacaram-se por ainda serem de conhecimento limitado, mas a procura por medições acústicas, principalmente em campo, tende a aumentar à medida que as construtoras precisam avaliar seus empreendimentos no que tange ao melhoramento acústico (PENEDO; OITICICA, 2014). Devido a isto, o presente trabalho tem por objetivo realizar a análise em campo do isolamento acústico quanto ao ruído aéreo das 3 inovações tecnológicas supracitadas em vedações verticais externas (fachada) e internas (entre apartamentos), de edifícios residenciais de múltiplos pavimentos na Região Metropolitana do Recife. A metodologia contempla a realização de avaliação preliminar em campo para ajuste e adequação ao método de ensaio; e a realização das medições sonoras, compilação e análise dos resultados comparados aos níveis estabelecidos pela norma de desempenho NBR 15575-4 (ABNT, 2013). Após a realização de todas as etapas, tendo em vista o estágio atual do projeto ainda em andamento, espera-se ter como resultados a contribuição para a melhoria tecnológica e disseminação da utilização mais apropriada das vedações verticais; além de gerar o monitoramento acerca das inovações que ainda possuem poucas informações de desempenho.Palavras-chave: Desempenho acústico; Inovações tecnológicas; Vedações verticais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Rodolfo Bringel Pereira, Escola Politécnica de Pernambuco

Graduando em Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575. Edificações habitacionais – Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

______. NBR 15575. Edificações habitacionais – Desempenho de vedações verticais - Parte 4. Rio de Janeiro, 2013.

DOS ANJOS, A. P. S.; TEIXEIRA, T. M. Racionalização da estrutura com a utilização do drywall. Revista Técnico-Científica, v. 1, n. 2, 2017.

FERREIRA, A. S. Estudo comparativo de sistemas construtivos industrializados: paredes de concreto, steel frame e Wood frame. 2014. 62p. TCC (Graduação) – Universidade Federal de Santa Maria.

MATOSKI, A.; RIBEIRO, R. S. Evaluation of the acoustic performance of a modular construction system: Case study. Applied Acoustics. Curitiba, p. 105-112. 04 jan. 2016.

PENEDO, R. C. T.; OITICICA, M. L. G. Isolamento sonoro aéreo de partições verticais da sala de estar de um apartamento em Maceió-AL Brasil. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, v. 5, n. 2, p. 7-14, jul./dez. 2014.

ZATT, G. Fechamento de paredes de vedação: sistema light steel frame utilizando placas cimentícias. 2010. 71p. TCC (Graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.