Educação sobre riscos ambientais: o perigo de ocupação de forma desordenada

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Bárbara Antunes Fonsêca
Kalinny Patrícia Vaz Lafayette

Resumo

A importância dos estudos sobre os riscos ambientais tornou-se tão fundamental, quanto à preservação da vida. O modelo de desenvolvimento estabelecido a partir da Revolução Industrial (final do século XVIII) gerou um aumento qualitativo e quantitativo no processo de degradação da natureza. O crescimento da ocupação urbana desordenada em áreas desfavoráveis, aliado à ausência de planejamento do uso do solo e à recusa pela adoção de técnicas adequadas de estabilização, alastram a ocorrência de acidentes relativos a processos que levam a movimentos de massa, os quais, segundo TOMINAGA (2009), consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução geomorfológica. Voltando a pesquisa aos morros e encostas, de acordo com PELLEGRINA, 2011, toda área com fortes inclinações tende a sofrer desmoronamentos. Os efeitos naturais que geram os deslizamentos são a chuva, terremotos e a própria ação que a gravidade exerce. Tais efeitos são agravados com a ação do homem. Outros fatores que provocam os deslizamentos nas encostas são as construções irregulares, o lançamento inapropriado de esgoto e acúmulo inadequado de lixo (LOPES, 2011). Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do ser humano em relação à natureza, no sentido de promover um modelo de sustentabilidade. É preciso compatibilizar as práticas econômicas e conservacionistas à qualidade de vida de todos. O desenvolvimento das atividades tem por objetivo mostrar as características de áreas degradadas para alunos do ensino fundamental de maneira que consigam entender a problemática e promover um conhecimento acerca do desenvolvimento por intermédio de uma abordagem dos fatores condicionantes aos deslizamentos. O projeto atua junto à necessidade de cuidados com o meio ambiente nas áreas de risco em encostas da Região Metropolitana do Recife, associada a uma conscientização reflexiva sobre a falta de planejamento na ocupação e no uso dessas áreas. É preciso educar e conscientizar, desde a educação infantil, nossos alunos, que o desenvolvimento econômico não pressupõe a degradação e destruição do ambiente no seu entorno, visto que essas ações podem trazer consequências indesejáveis para a própria sociedade. Esta prática pode ser aplicada de maneira interdisciplinar e de forma agradável através de uma educação sobre os riscos ambientais em ocupações desordenadas em áreas urbanas. A partir do levantamento de informação sobre o tema em questão, foi possível a elaboração de material didático, que foi distribuído depois de uma palestra descontraída que visava interação entre os estudantes e os palestrantes para que a comunicação e a compreensão acerca do tema fossem facilitadas. Desta forma, os que estavam presentes na ocasião, tiraram dúvidas e levaram consigo novos conhecimentos sobre o tema. Esse projeto de educação sobre riscos ambientais serviu como impulso para que os estudantes do ensino fundamental e médio aprendam sobre a natureza e a respeitem, levando em consideração as razões e os processos que provocam deslizamentos por ocupações de forma desordenada.Palavras-chave: Riscos ambientais; Conscientizar; Áreas de Risco; Educação.

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Seção
Engenharia Civil

Referências

TOMINAGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair; AMARAL, Rosangela do. Desastres naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009.

LOPES, G. J. Avaliação Geotécnica de Área de Moradias Irregulares de Porto Alegre: Estudo na Vila Pedreira. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

PELLEGRINA, G. J. Propostas de um Procedimento Metodológico para o Estudo de Problemas Geoambientais com Base em Banco de Dados de Eventos Atmosféricos Severos. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, 2011.