Educação sobre riscos ambientais: o perigo de ocupação de forma desordenada
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Resumo
A importância dos estudos sobre os riscos ambientais tornou-se tão fundamental, quanto à preservação da vida. O modelo de desenvolvimento estabelecido a partir da Revolução Industrial (final do século XVIII) gerou um aumento qualitativo e quantitativo no processo de degradação da natureza. O crescimento da ocupação urbana desordenada em áreas desfavoráveis, aliado à ausência de planejamento do uso do solo e à recusa pela adoção de técnicas adequadas de estabilização, alastram a ocorrência de acidentes relativos a processos que levam a movimentos de massa, os quais, segundo TOMINAGA (2009), consistem em importante processo natural que atua na dinâmica das vertentes, fazendo parte da evolução geomorfológica. Voltando a pesquisa aos morros e encostas, de acordo com PELLEGRINA, 2011, toda área com fortes inclinações tende a sofrer desmoronamentos. Os efeitos naturais que geram os deslizamentos são a chuva, terremotos e a própria ação que a gravidade exerce. Tais efeitos são agravados com a ação do homem. Outros fatores que provocam os deslizamentos nas encostas são as construções irregulares, o lançamento inapropriado de esgoto e acúmulo inadequado de lixo (LOPES, 2011). Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do ser humano em relação à natureza, no sentido de promover um modelo de sustentabilidade. É preciso compatibilizar as práticas econômicas e conservacionistas à qualidade de vida de todos. O desenvolvimento das atividades tem por objetivo mostrar as características de áreas degradadas para alunos do ensino fundamental de maneira que consigam entender a problemática e promover um conhecimento acerca do desenvolvimento por intermédio de uma abordagem dos fatores condicionantes aos deslizamentos. O projeto atua junto à necessidade de cuidados com o meio ambiente nas áreas de risco em encostas da Região Metropolitana do Recife, associada a uma conscientização reflexiva sobre a falta de planejamento na ocupação e no uso dessas áreas. É preciso educar e conscientizar, desde a educação infantil, nossos alunos, que o desenvolvimento econômico não pressupõe a degradação e destruição do ambiente no seu entorno, visto que essas ações podem trazer consequências indesejáveis para a própria sociedade. Esta prática pode ser aplicada de maneira interdisciplinar e de forma agradável através de uma educação sobre os riscos ambientais em ocupações desordenadas em áreas urbanas. A partir do levantamento de informação sobre o tema em questão, foi possível a elaboração de material didático, que foi distribuído depois de uma palestra descontraída que visava interação entre os estudantes e os palestrantes para que a comunicação e a compreensão acerca do tema fossem facilitadas. Desta forma, os que estavam presentes na ocasião, tiraram dúvidas e levaram consigo novos conhecimentos sobre o tema. Esse projeto de educação sobre riscos ambientais serviu como impulso para que os estudantes do ensino fundamental e médio aprendam sobre a natureza e a respeitem, levando em consideração as razões e os processos que provocam deslizamentos por ocupações de forma desordenada.Palavras-chave: Riscos ambientais; Conscientizar; Áreas de Risco; Educação.
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Edição
Seção
Engenharia Civil
Referências
TOMINAGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair; AMARAL, Rosangela do. Desastres naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009.
LOPES, G. J. Avaliação Geotécnica de Área de Moradias Irregulares de Porto Alegre: Estudo na Vila Pedreira. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
PELLEGRINA, G. J. Propostas de um Procedimento Metodológico para o Estudo de Problemas Geoambientais com Base em Banco de Dados de Eventos Atmosféricos Severos. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, 2011.
LOPES, G. J. Avaliação Geotécnica de Área de Moradias Irregulares de Porto Alegre: Estudo na Vila Pedreira. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
PELLEGRINA, G. J. Propostas de um Procedimento Metodológico para o Estudo de Problemas Geoambientais com Base em Banco de Dados de Eventos Atmosféricos Severos. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, 2011.