Indicadores de produtividade para o sistema parede de concreto e os fatores influenciadores – Estudo de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marina Macedo Abreu
Alberto Casado Lordsleem Jr.

Resumo

No cenário atual de depressão da economia brasileira, as empresas construtoras buscam ainda mais a redução dos custos e eficácia dos sistemas construtivos para garantir uma produção rentável. Durdyev e Mbachu (2011) afirmam que a gestão pela produtividade pode auxiliar na competitividade de uma organização, permitindo alcançar as metas estabelecidas e manutenção da saúde financeira. A produtividade da mão de obra pode ser medida pelo indicador da Razão Unitária da produção (RUP), na qual a razão entre entradas e saídas é expressa como homens-hora despendidos por quantidade de serviço realizado (ARAÚJO, 2000). A produtividade da mão de obra pode ser influenciada por diversos fatores, sejam eles: projeto, gestão, condições climáticas, condições do canteiro e interação da equipe (JAYASINGHE e FERNANDO, 2017). Por outro lado, o emprego de tecnologias inovadoras, como o sistema parede de concreto, caracteriza-se pelo aumento do nível de industrialização da construção, promovendo uma melhor produtividade, aumento da velocidade de construção, baixo custo de produção e melhoria da qualidade, sendo preponderantemente indicado para construções com alta repetitividade (SILVA, 2013). No Brasil, o sistema parede de concreto tem utilização em pelo menos 52% dos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, o qual visa facilitar a aquisição da casa própria para famílias brasileiras (SANTOS, 2016). Dentro deste contexto, o presente trabalho objetiva avaliar a produtividade da mão de obra no sistema parede de concreto em empreendimentos, buscando distinguir a parcela de contribuição das etapas de montagem de fôrmas, montagem de armadura e concretagem das paredes e lajes, além da compilação em uma única RUP. Serão estabelecidas a metodologia de coleta de dados e realização da pesquisa de campo em quatro obras no estado de Pernambuco, além da identificação dos fatores influenciadores, a partir de observações diretas nos canteiros. Para cada obra estudada serão calculadas as RUP’s por etapa do sistema e a RUP total do sistema. Nos resultados serão apresentadas as RUP’s calculadas, a comparação das RUP’s de diferentes canteiros, apresentando ainda os principais fatores que influenciam nos resultados da mão de obra. O trabalho contribui cientificamente por tratar-se de indicadores ainda restritos na literatura brasileira, especificamente a RUP total do sistema, contribuindo ainda como referência para os futuros empreendimentos a serem realizados com o sistema parede de concreto e potencializando os fatores que impactam na melhoria da produtividade.Palavras-chave: Parede de concreto; Produtividade; RUP; Fatores influenciadores

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Marina Macedo Abreu, UPE

Mestranda, POLITECH

Alberto Casado Lordsleem Jr., UPE

Professor, Dr.Indicadores de produtividade para o sistema parede de concreto e os fatores influenciadores – Estudo de caso

Referências

ARAÚJO, L. O. C. Método para a previsão e Controle da produtividade da Mão-de-obra na execução de Fôrmas, armação, concretagem e alvenaria. 2000. 317p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

DURDYEV, S.; MBACHU, J. On-site labour productivity of New Zealand construction industry: Key constraints and improvement measures. Australasian Journal of Construction Economics and Building, Australia, v. 11, n. 3, p. 18-33, 2011.

JAYASINHGHE, R. S.; FERNANDO, N. G. Developing labour productivity norms for aluminium system formwork in Sri Lanka. Built Environment Project and Asset Management, Reino Unido, v. 7, n. 2, p. 199-211, 2017.

SANTOS, A. Paredes de Concreto já dominam Minha Casa Minha Vida. Massa Cinzenta, Curitiba, 12 maio 2016. Disponível em: < http://www.cimentoitambe.com.br/paredes-de-concreto-minha-casa-minha-vida/>. Acesso em: 02 ago. 2017.

SILVA, S. Z. R. S. A percepção do usuário de habitação unifamiliar em relação ao sistema construtivo industrializado – avaliação do grau de satisfação.2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.