Semana do Estudante Ingressante na POLI/UPE: Incentivo ao Protagonismo Estudantil e ao Novo Contexto Acadêmico

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Emanuel Joaquim Daniel Júnior
Anna Lúcia Miranda Costa
João Carlos Batista de Oliveira
Maria Gabriela Chagas de Oliveira
Mônica Crystine da Silva Bezerra

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar o resultado parcial de uma ação que tem como propósito a integração e o acolhimento dos estudantes ingressantes dos cursos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE ao contexto universitário. Para isso, a SEI - Semana do Estudante Ingressante, que acolheu 1401 novos universitários desde sua primeira edição realizada no 1° semestre de 2015, promove o acolhimento efetivo e afetivo entre os ingressantes, veteranos, coordenadores e gestores pedagógicos dos sete cursos da Instituição. A coordenação da SEI é composta por estudantes veteranos e pela coordenadora do NAPSI. Essa ação começa a ser formulada, com cerca de um mês de antecedência da chegada dos novos alunos, com a identificação dos tutores (estudantes representantes dos sete cursos). Posteriormente, é dado início a SEI que, durante os dias propostos, segue um calendário especifico de atividades planejadas de acordo com cada curso. Essa programação é constituída pela apresentação do Projeto Padrinhos pela coordenadora do NAPSI, depoimentos de formandos e alunos veteranos, visitas aos laboratórios, palestras com docentes, coordenadores e funcionários da Instituição, assim como pela realização de dinâmicas e bate-papos entre ingressantes e tutores para maior entrosamento. A SEI tornou-se um espaço de socialização das ações de extensão e pesquisa com o objetivo de promover o desenvolvimento do olhar científico nos novos alunos sem que percam o foco na área profissional. Historicamente, os alunos se inseriam nas atividades de projetos de extensão e pesquisa quando saiam do Ciclo Básico, mas, com a crescente receptividade promovida pelos coordenadores do Ciclo Profissional na SEI e, consequentemente, maior conhecimento dos ingressantes para com as ações promovidas na Universidade, observou-se que, atualmente, os alunos buscam se integrar nas ações ainda no 1º ou 2º período. É importante frisar que anteriormente não havia a preocupação de coletar essas informações, logo não existem dados comparativos. Considerando a relevância do registro desses dados, identificou-se que entre os semestres 2016.2 e 2017.1, 46 desses alunos ingressantes se envolveram em projetos de pesquisa e extensão após o término do primeiro período. A SEI está se consolidando enquanto ação que favorece a inserção e integração efetiva do ingressante no ambiente universitário, sinalizando ainda que a participação do veterano enquanto protagonista estudantil contribui sobremaneira para sua formação acadêmica e profissional. 

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Seção
Engenharia Civil

Referências

ALBANAES, P.; BARDAGI, M. P.; LUCA, G. G.; GIRELLI, S. Do Trote à Mentoria: Levantamento das Possibilidades de Acolhimento ao Estudante Universitário. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.15, n.2, p. 143-152, 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2017.