A Universidade nas Escolas de Ensino Fundamental: Jogo Interativo sobre o Engenheiro Civil e o Desenvolvimento Sustentável

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luciana Regina Cajaseiras de Gusmão
Eder Carlos Guedes dos Santos

Resumo

Atualmente a indústria da construção civil é apontada como uma das indústrias que mais consome recursos naturais e que geram resíduos no mundo. Nesse contexto, fica evidente a necessidade de iniciativas que promovam a conscientização da sociedade para essa problemática. Diante disso, o presente trabalho consistiu em uma abordagem lúdica e divertida para promover a difusão do conceito de desenvolvimento sustentável e a sua aplicação na Engenharia Civil para alunos do 6° ano do ensino fundamental na cidade do Recife-PE. Para tal, foi desenvolvido um jogo interativo digital – de perguntas e respostas – sobre a temática, envolvendo desde os conceitos mais gerais, como, por exemplo, a sustentabilidade, até os mais específicos, como, por exemplo, a atuação do Engenheiro Civil, a Escola Politécnica de Pernambuco e as práticas sustentáveis na Engenharia Civil. Antes da execução do jogo – intitulado Engenheirando a Sustentabilidade –, foi apresentada uma aula-palestra homônima em 7 turmas, com cerca de 40 alunos cada. A realização da aula-palestra contou com uma expressiva participação dos estudantes, com várias perguntas e comentários. Posteriormente à aula-palestra, foi promovida: i) a divisão de cada turma em duas equipes; ii) a definição dos líderes das equipes (alunos responsáveis para dar as respostas finais das suas equipes); iii) a etapa de competição, com perguntas e respostas do jogo; e iv) a premiação da equipe vencedora. Na ocasião, todos os alunos participantes foram estimulados a pesquisar mais informações sobre a temática. Com a realização desse projeto, observou-se que jogos interativos podem ser utilizados como uma ferramenta bastante útil para disseminar o conceito de desenvolvimento sustentável e o papel dos engenheiros civis na promoção de ações que contemplem esse conceito. O projeto também mostrou ser possível incentivar, de forma divertida, a consciência e responsabilidade ambiental das crianças, os futuros engenheiros em prol de um mundo mais sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil