Análise da transferência de calor em um reator trifásico de leito físico com aplicação da Transformada de Laplace

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Evanderson Heleno Aguiar
Jornandes Dias Silva

Resumo

As previsões quantitativas do comportamento transiente de processos catalíticos fluido-sólido têm sido feitas a partir de modelos fenomenológicos, tendo em vista a adequação de seus projetos, a extrapolação em escala, operações e controle. . Neste trabalho, apresenta-se a modelagem fenomenológica para o reator trifásico sob regime de leito gotejante, abordando as restrições para este regime, aplicações de modelos  e os respectivos parâmetros hidrodinâmicos. O desenvolvimento operacional da pesquisa de implantação de um processo reativo catalítico trifásico é descrito obedecendo à ordem de etapas que seguem o processo. Em um reator trifásico de leito gotejante, as reações heterogêneas trifásicas ocorrem a partir de diferentes etapas de transferência de massa e interações adsortivas e reativas na superfície do catalisador. Neste trabalho utilizou-se a Transformada de Laplace (TL) para a transformação das equações diferenciais parciais do modelo em equações diferenciais ordinárias. Logo em seguida foi aplicada técnica numérica da inversão da TL, onde se utilizou linguagens de programação como Fortran e Matlab para modelagem de perfis que descrevem o comportamento do reator em função do tempo e da distância radial. Como resultado do projeto, obtiveram-se resultados numéricos que descrevem o comportamento termodinâmico em uma seção do reator, através das variáveis tempo e distância radial, nas fases sólida e gasosa, relacionando-as através de perfis tridimensionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Evanderson Heleno Aguiar, Escola Politécnica de Pernambuco - UPE

Graduação em andamento em Bacharelado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco-UPE

Referências

Iliuta, I.; Bildea, S. C.; Iliuta, M. C.; Larachi, F. Analysis of Trickle Bed and Packed Bubble Column Bioreactors for Combined Carbon Oxidation and Nitrification. Brazilian Journal of Chemical Engineering. 19: 69-87, 2002.

Ramachandran, P. A.; Chaudhari, R. B. Three-Phase Catalytic Reactors, Gordan and Breach, New York, U.S.A. 1983.

Silva, J. D. Dynamic evaluation for liquid tracer in a trickle bed reactor. J. Braz. Soc. Mech. Sci. & Eng., v. 33, n. 3, 2011. DOI: 10.1590/S1678-58782011000300002.

Silva, J.D.; Lima, F.R.A.; Abreu, C.A.M. and Knoechelmann, A. Experimental analysis and evaluation of the mass transfer process in a trickle-bed reactor. Braz. J. Chem. Eng., 2003, vol.20, n.4, pp. 375-390. DOI: 10.1590/S0104-66322003000400005.